Maçãs vermelhas VS Maçãs verdes: o que é mais nutritivo?

As maçãs são uma fruta comum encontrada em todo o mundo. Em todo o mundo, existem cerca de 7.500 tipos de maçãs. Quando você faz compras no mercado ou no supermercado, podemos ver uma grande variedade de maçãs para comprar. Alguns são verdes e alguns são vermelhos. Pelo sabor, maçãs vermelhas e maçãs verdes são diferentes. Maçãs vermelhas são mais doces. Maçãs verdes têm uma combinação de sabor agridoce.

Além da diferença no sabor das maçãs vermelhas e verdes, há diferença no conteúdo nutricional? Existe um tipo de maçã mais saudável? Confira a revisão abaixo, vamos lá.

Benefícios para a saúde das maçãs

Uma maçã contém menos de 100 calorias. A maçã é uma fruta sem gordura, sódio e colesterol. As maçãs também são uma grande fonte de fibra de pectina (uma maçã contém 4-5 gramas de pectina). A pectina é uma fibra que liga o colesterol e retarda a absorção de glicose.

Ao consumir uma maçã de tamanho médio, 14% das necessidades diárias de vitamina C podem ser atendidas. Maçãs contêm antioxidantes e fitoquímicos que podem ajudar a prevenir doenças crônicas como o mal de Alzheimer, câncer de pulmão, doenças cardíacas, câncer de mama, diabetes e outros.

O que é mais saudável, maçãs vermelhas ou maçãs verdes?

Acontece que essa cor diferente da casca da maçã afeta seus benefícios à saúde. As maçãs verdes e vermelhas contêm a mesma quantidade de fibra e vitamina C.

No entanto, as maçãs vermelhas têm um conteúdo de beta-caroteno mais alto do que as maçãs verdes em até 50 por cento. Isso se deve à cor vermelha. O conteúdo de beta-caroteno funciona como antioxidante. No entanto, várias outras fontes dizem que a diferença de conteúdo não é tão drástica.

Os antioxidantes nas maçãs vermelhas também são encontrados nos pigmentos de antocianina que dão à pele sua cor vermelha. Além de atuar como antioxidantes e combater os radicais livres, as antocianinas desempenham um papel antiinflamatório e antiviral, e acredita-se que desempenhem um papel nos processos anticâncer.

No entanto, descobriu-se que as maçãs verdes têm níveis 10% mais baixos de calorias e carboidratos em comparação com as maçãs vermelhas. Maçãs verdes também têm porfenóis que atuam como antioxidantes. Um estudo de 2014 descobriu que os polifenóis e fibras em maçãs verdes podem aumentar as bactérias benéficas no intestino, que são reduzidas em pessoas obesas. A falta de bactérias boas em pessoas obesas aumenta o risco de distúrbios metabólicos e inflamação em pessoas obesas. Com o consumo regular de maçãs verdes, espera-se que esses efeitos adversos possam ser evitados.

Então, que tipo de maçã você deve escolher?

Ambas as maçãs têm suas respectivas vantagens. O consumo é ajustado de acordo com o que você deseja alcançar. Se o seu objetivo é perder peso e manter os níveis de açúcar no sangue, as maçãs verdes são a escolha certa para consumo.

Se o seu objetivo é aumentar os antioxidantes e prevenir o envelhecimento, então as maçãs vermelhas podem ser uma alternativa que pode ser escolhida. Ambas as maçãs têm um bom efeito na saúde. Portanto, não há nada de errado em mudar o tipo de maçã que você consome para que os nutrientes e benefícios também variem.