Folha de estévia, substituto de açúcar de zero caloria adoçante natural

Muitas pessoas perceberam que o consumo excessivo de açúcar faz mal à saúde. Um deles, você pode estar em risco de desenvolver diabetes mellitus devido aos altos níveis de açúcar no sangue continuamente. Portanto, mudar para adoçantes naturais mais saudáveis, como a estévia (derivada das folhas de estévia), pode ser uma alternativa. Quais são as vantagens da estévia para que seja melhor escolhida como um adoçante substituto do açúcar?

Folhas de estévia podem ser usadas como adoçante

Stevia é um nome popular para um ingrediente derivado de plantas Stevia rebaudiana. folhas de plantas Stevia rebaudiana Na verdade, isso tem sido amplamente utilizado por pessoas no Paraguai e no Brasil desde o passado. No entanto, o uso da estévia como adoçante só se tornou amplamente conhecido depois que foi "descoberto" e introduzido pelo botânico Antonio Bertoni em 1887.

Essas folhas contêm compostos de sabor muito doce, como esteviosídeo e rebaudiosídeo. Quando processado em adoçantes, o nível de doçura é muito alto, pode até ser 50-350 vezes o açúcar. Além disso, este adoçante tem zero calorias e poucos carboidratos. É por isso que este adoçante é o substituto certo do açúcar para diabéticos.

O uso de folhas de estévia como adoçante tem sido amplamente utilizado em vários países, incluindo Japão, Coréia, China, Sudeste Asiático e América do Sul. O uso de adoçantes de plantas naturais também varia em vários produtos, desde bebidas, doces, vegetais em conserva e frutos do mar.

Esta planta é considerada uma fonte saudável de adoçantes para substitutos do açúcar e adoçantes artificiais, como sacarina e aspartame.

As vantagens das folhas de estévia sobre o açúcar

A seguir estão as vantagens que podem explicar os benefícios da estévia como um adoçante mais saudável do que o açúcar:

1. O adoçante certo para diabetes

Açúcar e alimentos doces parecem ser os maiores inimigos das pessoas com diabetes mellitus. No entanto, desta vez, você que sofre de diabetes ainda pode sentir vontade de comer alimentos doces usando adoçante de estévia.

O adoçante derivado do extrato da folha de estévia é considerado mais seguro para diabéticos porque não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Na América do Sul, este extrato vegetal é usado há muito tempo como um substituto do açúcar para diabéticos.

2. Baixas calorias

O excesso de peso é, na verdade, causado pelo consumo de alimentos com alto teor de calorias e açúcar. É por isso que, se você costuma comer alimentos doces, seu peso também pode aumentar rapidamente.

Bem, adoçantes derivados de folhas de estévia têm zero calorias, por isso são mais seguros para aqueles que são diabéticos e querem manter o peso.

3. Bom para a pressão arterial

Além de ser uma alternativa para controlar o açúcar no sangue, esse tipo de adoçante natural também é indicado para a pressão arterial. A estévia também é útil na redução do risco de hipertensão.

Isso é mencionado em um estudo publicado na revista Terapêutica Clínica , que foi realizado durante 2 anos. Este estudo demonstra os benefícios dos compostos esteviosídeo extraído das folhas de estévia tem o potencial de reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos.

No entanto, mais testes ainda são necessários para estudar os benefícios deste extrato da folha de estévia em termos de redução da pressão arterial.

4. Seguro para crianças

A maioria dos casos de obesidade em crianças é causada pela ingestão descontrolada de alimentos, especialmente aqueles ricos em calorias e açúcar. As crianças geralmente gostam de alimentos doces. Este é um dos fatores que fazem com que seu peso continue aumentando.

Se não for controlada, as crianças obesas têm uma chance maior de desenvolver doenças crônicas na idade adulta. Para evitar isso, adoçantes como a estévia podem ser usados ​​como substitutos do açúcar para crianças.

Com relação a se este adoçante é ou não seguro para consumo por crianças, a Food & Drug Administration (FDA) - ou uma organização equivalente ao POM na Indonésia - declarou que este adoçante é seguro para consumo por todos os grupos, incluindo crianças, grávidas mulheres e crianças, mães que amamentam.

Falta de adoçante estévia

Estudos sobre os benefícios potenciais para a saúde de adoçantes derivados de folhas de estévia ainda estão sendo conduzidos.

Isso ocorre porque ainda existem alguns riscos à saúde que podem advir do consumo deste adoçante. Portanto, você ainda precisa estar ciente dessas coisas ao usá-lo como um adoçante substituto do açúcar.

1. Desencadeia o consumo de alimentos com alto teor calórico

Pesquisa do jornal Apetite o que indica que o consumo do composto esteviosídeo até 1.500 mg / dia é seguro e não causa efeitos colaterais significativos.

Neste estudo, também foi descoberto que os alimentos feitos de adoçante de estévia não mudaram os hábitos alimentares. Apesar de terem poucas calorias, os participantes que comeram alimentos feitos com esses adoçantes não comeram demais na refeição seguinte.

No entanto, os benefícios deste adoçante para a saúde ainda requerem revisão clínica de outros pesquisadores, bem como pesquisas mais profundas.

Ainda existe a possibilidade de alguém consumir calorias em excesso devido aos adoçantes de folhas de estévia que não possuem alto valor calórico. Em vez de perder peso, o consumo de adoçantes não calóricos pode, na verdade, levar ao ganho de peso.

2. Adoçante não totalmente natural

Muitos pensam que os adoçantes não calóricos usados ​​hoje vêm diretamente das folhas. Na verdade, o FDA, que emitiu uma declaração de que a estévia é segura, até agora, só permite seu uso após passar por um processo de purificação.

Comer as folhas diretamente é prejudicial à função renal, ao sistema reprodutivo e à saúde do coração.

Isso significa que a estévia segura para consumo não é mais um ingrediente natural, mas foi purificada com outros produtos químicos (glicosídeos de esteviol), como o açúcar derivado da beterraba ou da cana-de-açúcar.

3. Efeitos viciantes

Considerando os benefícios potenciais da estévia para a saúde, não há mal nenhum em torná-la um substituto do açúcar. No entanto, você ainda precisa administrar bem o consumo de alimentos, especialmente ao limitar a ingestão diária desse adoçante.

O motivo é que a estévia que passa por um processo de purificação química também tem o mesmo efeito viciante que adoçantes alimentares comuns, como a sacarose.

Se você consumir muito deste adoçante, também poderá correr maior risco de desenvolver obesidade (obesidade) e diabetes, se consumir açúcar regularmente.

Com essas vantagens, a estévia pode ser usada como substituto do açúcar diário, o que pode reduzir o risco de problemas de saúde causados ​​pelo aumento do açúcar no sangue, como hiperglicemia ou pré-diabetes.

Se a sua utilização for acompanhada da aplicação de uma alimentação saudável e de um estilo de vida ativo, também pode prevenir a diabetes mellitus, especialmente a diabetes tipo 2.

Você ou sua família vivem com diabetes?

Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!

‌ ‌