Observe os 4 impactos perigosos da deficiência de proteínas em crianças

A proteína é um macronutriente, um nutriente de que o corpo necessita em grandes quantidades. Todas as pessoas precisam desse nutriente, especialmente as crianças para apoiar seu crescimento e desenvolvimento. Se a criança tem falta de proteína, é claro que ocorrerão efeitos negativos. Nada? Descubra a resposta abaixo.

O papel da proteína para o desenvolvimento infantil

As crianças precisam de mais proteínas do que os adultos. Esses nutrientes atuam como substâncias para construir, manter e substituir tecidos danificados no corpo.

A partir dos músculos, órgãos e o sistema imunológico consiste em proteínas. Além disso, a proteína também contribui com energia para que as crianças continuem ativas. Ao mesmo tempo, a proteína aumenta o sistema imunológico para que as crianças não adoeçam facilmente.

Durante o período de crescimento, as crianças precisam de cerca de 1 grama de proteína por 0,5 kg de peso corporal.

A proteína pode ser obtida de alimentos, como frango, leite, peixe, carne vermelha, nozes, vegetais e frutas. Para não faltar proteínas, os pais precisam prestar atenção especial à ingestão de proteínas pelos filhos.

O impacto negativo da falta de proteína nas crianças

Os benefícios da proteína em crianças são abundantes. Se ele não tiver esse nutriente, vários problemas de saúde podem ocorrer.

Algumas condições causadas pela falta de proteínas em crianças, incluindo:

1. Marasmo

A falta de proteínas em crianças também pode causar problemas de saúde, como marasmo. As crianças com esta doença perdem a gordura corporal e os músculos, pelo que não podem crescer como outras crianças normais.

Nos países em desenvolvimento, essa doença ocorre devido à escassez de alimentos. Enquanto em países desenvolvidos, o marasmo pode ocorrer devido a: desordem alimentar também conhecido como transtornos alimentares, como anorexia nervosa.

O principal sintoma do marasmo é a perda de gordura no corpo e nos tecidos faciais para que os ossos se tornem mais visíveis na superfície da pele.

A pele ficará flácida e os olhos encovados. Os sintomas de marasmo devido à deficiência de proteínas em crianças que podem ocorrer incluem:

  • Constantemente tonto
  • Corpo fraco e fraco
  • Pele seca e quebradiça
  • Perder peso e adoecer facilmente

A longo prazo, o crescimento da criança torna-se muito lento e pode ter complicações graves que podem ser fatais. As complicações incluem bradicardia (frequência cardíaca muito lenta) e hipotensão (pressão arterial baixa).

2. Kwashiorkor

Kwashiorkor é uma doença grave devido à falta de proteínas ou calorias no corpo. Normalmente, essa doença ataca países com suprimentos limitados de alimentos.

Esta doença ocorre porque certas células do corpo não recebem proteínas. Como resultado, as células com funcionamento normal morrem e não podem se desenvolver normalmente.

A seguir estão várias condições que podem ocorrer se uma criança tiver kwashiorkor.

Stunting

A proteína está intimamente relacionada ao crescimento das crianças. Se a criança não tiver essa ingestão, podem ocorrer problemas de crescimento, por exemplo, atraso no crescimento.

A baixa estatura é o impacto mais comum em crianças com deficiência de proteína. As crianças com essa condição geralmente têm corpo curto.

Isso acontece porque não há colágeno suficiente (um tipo de proteína fibrosa) que ajuda a manter a massa muscular e o crescimento ósseo para fazer seu trabalho.

Problemas de pele, unhas e cabelo

Tipos de proteínas, como colágeno e queratina, são os blocos de construção da pele, do cabelo e das unhas. As crianças com falta desses nutrientes geralmente apresentam alterações na pele, nas unhas e no cabelo.

As unhas podem tender a ficar mais secas e mais propensas a descascar e tornar-se mais claras ou mais escuras. Suas unhas também ficarão muito quebradiças quando sua condição estiver em um estágio severo.

A cor do cabelo também pode geralmente ficar avermelhada, laranja ou amarelo brilhante. Não só isso, geralmente o volume da haste do cabelo será mais fino, então é mais fácil se quebrar e cair.

O inchaço ocorre no corpo

A proteína albumina está no fluido sangüíneo ou é chamada de plasma sanguíneo. Sua função é manter a pressão oncótica (a capacidade de atrair fluido para a circulação sanguínea).

Se a criança carece de proteínas, a pressão oncótica será reduzida. Como resultado, o líquido pode se acumular nos tecidos e causar inchaço (edema).

Normalmente, o edema ocorre na cavidade abdominal. É por isso que as crianças com kwashiorkor têm um estômago distendido e um corpo muito magro.

3. Marasmus kwashiorkor

Esta é uma complicação e uma forma combinada de marasmo e kwashiorkor. Crianças com essa condição pesam menos de 60% do peso corporal de crianças normais para sua idade.

Além de serem muito magras, as crianças com essa condição também apresentam problemas de inchaço, fraqueza, pele, cabelo e unhas.

4. Hipoproteinemia

A hipoproteinemia indica um nível muito baixo de proteína no sangue. Essa condição pode ocorrer em crianças que comem menos proteínas ou têm certos problemas de saúde, como doença renal, doença hepática, doença celíaca e colite.

Os sintomas de hipoproteinemia em crianças com falta de proteínas podem ser graves e leves, incluindo:

  • Corpo extremamente cansado
  • Fácil de ficar doente e com infecção
  • Cabelo fino, seco e caindo
  • Pele seca e fácil de descascar

Como os sintomas de problemas médicos devido à deficiência de proteínas em crianças são quase semelhantes, consulte um médico imediatamente para obter o diagnóstico correto.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌