Alimentos para doenças cardíacas e como processá-los

Ter uma doença cardíaca (cardiovascular) significa que é importante que você seja mais cuidadoso ao escolher os alimentos e como processá-los. Dado que a placa nos vasos sanguíneos do coração é formada por gordura, colesterol, cálcio e outros minerais contidos nos alimentos. Para prevenir a recorrência dos sintomas de doenças cardíacas, preste atenção às seguintes opções de alimentos e como servi-los.

Opções alimentares para pacientes com doenças cardíacas

Você que tem doença cardíaca continuará a ter essa doença para o resto da vida. Embora as doenças cardíacas não possam ser curadas, você pode prevenir complicações seguindo a medicação e as diretrizes de dieta para o coração.

Se a dieta do coração não for aplicada, o tratamento torna-se ineficaz. Como resultado, os sintomas freqüentemente reaparecem. Pior ainda, complicações de doenças cardíacas, como ataque cardíaco, parada cardíaca ou insuficiência cardíaca, estão cada vez mais atacando você.

Pois bem, o objetivo do paciente com doença cardiovascular em manter uma dieta alimentar é dividido em três, a saber:

  • Providencie alimentação adequada e conforme a necessidade, sem agravar o trabalho do coração.
  • Perca peso se o paciente estiver acima do peso.
  • Previne e elimina o edema ou inchaço causado pelo acúmulo de sal ou água no corpo.

Ao implementar a dieta do coração, o que você precisa entender primeiro é saber as escolhas alimentares certas. Não se confunda, aqui estão vários alimentos recomendados para pacientes com doenças cardíacas.

1. Salmão e atum

Salmão e atum são os melhores alimentos para o coração porque são ricos em ácidos graxos ômega 3. O ômega 3 é um tipo de ácido graxo insaturado que pode reduzir a inflamação, inclusive nos vasos sanguíneos ao redor do coração.

O site de saúde da Mayo Clinic menciona os benefícios do atum e do salmão, que são ricos em ômega 3, para o coração, como a redução dos triglicerídeos, a pressão arterial, a coagulação do sangue e a normalização dos batimentos cardíacos irregulares. O consumo de duas porções (150 gramas) desse peixe em uma semana pode reduzir o risco de parada cardíaca súbita.

Escolha salmão e atum criados em fazendas, não os do mar, porque são muito ricos em mercúrio.

2. Soja, edamame e amendoim

Uma dieta saudável para pacientes com doenças cardíacas deve ser rica em proteínas. Além da proteína animal dos peixes, você precisa suplementar a proteína vegetal dos produtos de soja processados, como tofu, tempeh ou sementes de soja.

De acordo com a American Heart Association, a soja é boa para o coração porque contém isoflavonas, que são antioxidantes semelhantes ao hormônio estrogênio.

Este antioxidante no corpo pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa, por isso é seguro para consumo por pacientes com problemas cardíacos.

As isoflavonas não são encontradas apenas na soja, você também pode obter esses antioxidantes do edamame e do amendoim.

3. Farinha de aveia e trigo integral

Farinha de aveia e trigo integral estão incluídos na lista de alimentos saudáveis ​​para pacientes com doenças cardíacas. A aveia feita com esta planta contém fibras que podem reduzir os níveis de colesterol, evitando assim a formação de placas nas artérias.

Além disso, a aveia também contém compostos antiinflamatórios e antioxidantes que podem prevenir o acúmulo de placa bacteriana. Ambos os benefícios mantêm a função das artérias saudáveis. Então, o trigo que contém beta-glucano também é bom para o coração porque pode controlar os níveis de colesterol do corpo.

4. Nozes e amêndoas

Para um lanche, os pacientes com doenças cardíacas podem escolher nozes e amêndoas. Ambas as nozes contêm gorduras insaturadas, fibras, ácidos graxos ômega 3, vitamina E, estenol e L-arginina.

Com base nesses nutrientes, as nozes e amêndoas podem manter a saúde do coração de várias maneiras, a saber:

  • Reduz os níveis de colesterol ruim no sangue.
  • Reduz a inflamação nos vasos sanguíneos e coágulos sanguíneos.
  • Inibe o acúmulo de placas nas artérias.
  • Mantém as paredes das artérias flexíveis.

Cerca de 80% das nozes são gordas. Embora a maioria dessas gorduras seja saudável e necessária ao corpo, elas são muito ricas em calorias. Portanto, a porção deve ser limitada, que é cerca de 600 gramas de nozes sem sal por semana.

Escolha nozes com sabor suave, sem adição de sabor. Essas nozes podem ser saboreadas diretamente, misturadas com iogurte ou adicionadas à farinha de aveia.

5. Feijão preto

Se o suprimento de amêndoas ou nozes estiver acabando, você pode escolher o feijão preto. O tipo pode ser um alimento saudável para pacientes com doenças cardíacas.

Um estudo no jornal Nutrientes menciona que as fibras, antioxidantes e compostos antiinflamatórios do feijão preto podem reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, essas nozes também podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.

6. Iogurte

Estudos recentes sobre American Journal of Hypertension menciona que o iogurte é um alimento que pode reduzir o risco de doenças cardíacas em adultos com hipertensão.

Você certamente já sabe que a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares e pode piorar a condição se não for controlada. Os benefícios podem ser obtidos com o cálcio e o potássio do iogurte se consumido regularmente em combinação com frutas e vegetais.

No entanto, a melhor escolha de iogurte para pessoas com problemas cardíacos é o iogurte desnatado. Para ser mais saudável, você pode adicionar amêndoas.

7. Sementes de linhaça e sementes de chia

Os tipos de grãos com os quais você pode confiar como alimento para pacientes cardíacos são sementes de linhaça e sementes de chia. Você pode adicionar ambos ao iogurte, aveia ou outros pratos.

As sementes de linhaça e chia são ricas em fibras, ácidos graxos ômega 3 e fitoestrogênios que não prejudicam o coração. Esses nutrientes podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e manter a pressão arterial normal.

8. Chocolate

Um estudo publicado no British Medical Journal concluiu que o chocolate é um bom alimento para pacientes com doenças cardíacas.

Isso ocorre porque o chocolate pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 11% e prevenir a morte prematura em pessoas com doenças cardíacas em até 25%. Na verdade, comer chocolate também pode reduzir o risco de derrame em 23%.

Os especialistas concordam que o conteúdo de flavonóides no chocolate é saudável para o coração. Os flavonóides são antioxidantes que têm a capacidade de reduzir a pressão arterial, agir como antiinflamatório, prevenir coágulos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo.

9. Vários tipos de frutas e frutas cítricas

Bagas, como mirtilos, morangos, amoras e framboesas, são saudáveis ​​para o corpo, incluindo o coração. Essa fruta é considerada um alimento seguro para pacientes cardíacos porque é rica em antioxidantes.

Essas frutas são comercializadas frescas e congeladas. No entanto, é aconselhável escolher frutas frescas porque o conteúdo nutricional é muito maior. Você pode degustar essa fruta pura, misturada com iogurte, suco de fruta ou adicionada à farinha de aveia.

Os antioxidantes também estão contidos em vários tipos de frutas cítricas, como tangerina ou toranja vermelha. Os antioxidantes podem aumentar o processo de metabolismo da gordura no corpo, evitando inflamação e danos às células.

10. Batata doce

O próximo alimento para pacientes com doenças cardíacas é a batata-doce. Este doce alimento contém vitamina A, que é saudável para o corpo, incluindo o coração. O conteúdo de fibras e outros nutrientes é conhecido por reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Para a melhor nutrição, você deve escolher batatas-doces de cor laranja ou roxa. Você pode saborear batatas-doces cozidas, assadas ou adicionadas a vegetais. Mas, para aqueles de vocês que têm doença renal, esses alimentos devem ser limitados porque são muito ricos em oxalato.

11. Cerejas

As cerejas podem ser o alimento de escolha para pacientes com doenças cardíacas. O motivo, porque as cerejas são ricas em antioxidantes, como fibras, fibras, vitamina C, carotenóides e polifenóis. Todos esses nutrientes podem melhorar a função do coração e dos vasos sanguíneos.

A maioria das cerejas é vendida congelada ou seca. No entanto, é melhor escolher cerejas que ainda estejam frescas.

12. Vegetais verdes

De todas as opções de alimentos mencionadas acima, será mais completo se você adicionar vegetais verdes. Os vegetais verdes contêm uma variedade de nutrientes que nutrem o corpo como um todo, incluindo o coração.

No entanto, de vários tipos de vegetais, os melhores para pessoas com doenças cardiovasculares são brócolis, espinafre, couve, mostarda, pok choy e aspargos. Este grupo de vegetais é rico em vitamina C, vitamina E, folato, potássio, cálcio e fibras, o que ajuda o coração a continuar a funcionar normalmente.

13. Tomate

Um dos benefícios do tomate é manter o coração saudável. Esta fruta redonda laranja-avermelhada contém vários compostos importantes, como carotenóides, vitamina A, cálcio e ácido gama-aminobutírico.

Em pesquisa publicada em Nutrition Journal Afirmou-se que beber suco de tomate puro por 8 semanas foi capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que pode desencadear a aterosclerose se os níveis forem excessivos. A aterosclerose é o estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas em suas paredes. Com o tempo, essa condição bloqueia o fluxo sanguíneo e pode desencadear doenças cardíacas.

Enquanto isso, outro estudo publicado em Ciência Alimentar e Nutrição descobriram que o suco de tomate sem sal pode reduzir os níveis de colesterol LDL ruim no sangue, enquanto melhora os números da pressão arterial sistólica e diastólica.

Todos esses benefícios tornam as maçãs um alimento saudável de escolha para pacientes cardíacos.

14. Romã

Os benefícios da romã para a saúde são bastante populares. Um deles, sendo um alimento saudável para doenças cardíacas. Isso ocorre porque a romã contém o composto bioativo punicalagina, que é um antioxidante que pode proteger o coração do estresse oxidativo.

O estresse oxidativo é conhecido por causar inflamação no corpo, incluindo os vasos sanguíneos ao redor do coração. O estresse oxidativo também causa comprometimento da função do tecido endotelial (células que revestem a superfície dos vasos sanguíneos), de modo que se torna um fator que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Ao beber suco de romã, que é rico em antioxidantes, os danos às células podem ser reduzidos e podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

15. Vinho

O próximo alimento de escolha para pessoas com doenças cardíacas são as uvas. Os compostos ativos nas uvas podem reduzir a tensão ou rigidez nas artérias. A casca da uva vermelha, que contém polifenóis, também pode proteger o endotélio de funcionar normalmente.

Além disso, o consumo de uvas também pode reduzir a gordura no sangue, diminuir a pressão arterial e melhorar a função plaquetária para prevenir a formação de placa. Todos esses benefícios das uvas podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além de fazer bem ao coração, comer essas frutas pode nutrir o corpo como um todo. O motivo é que as frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais que podem prevenir a constipação, manter a visão e a pele saudáveis ​​e controlar o peso.

16. Apple

As maçãs são um alimento saudável de escolha para pacientes com doenças cardíacas. Maçãs de acordo com um estudo na revista Nutrientes tem o potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas.

Essa fruta que pode ser usada como suco contém fibras e é rica em antioxidantes, como vitamina C e polifenóis. A polpa e a pele da maçã também contêm compostos de fitocompa, como catequinas, epicatequina, procianidina B1 e -caroteno, que podem reduzir os níveis de colesterol no sangue.

A redução dos níveis de colesterol é o que traz bons benefícios para as pessoas com doenças cardíacas. O motivo é que níveis elevados de colesterol podem formar placas nas artérias e causar doenças cardíacas.

17. Abacate

A próxima escolha alimentar em que você pode confiar como um cardápio saudável para doenças cardíacas é o abacate.

Este fruto carnudo amarelo-esverdeado contém compostos lipofílicos (solúveis em gordura), como ácidos graxos monoinsaturados, polifenóis, carotenóides, vitamina E, fitoesteróis e esqualeno. Todos esses compostos são muito populares por seus benefícios na redução dos níveis de colesterol.

A polpa do abacate também contém acetogenina, um composto que pode inibir o acúmulo de plaquetas (plaquetas). É provável que esse benefício previna a ocorrência de coágulos sanguíneos nas artérias.

Você pode desfrutar de abacates simples, sucos ou como recheio de sanduíche no café da manhã.

18. Café

Além dos alimentos mencionados acima, bebidas como o café realmente trazem benefícios para o coração devido ao seu conteúdo antioxidante. Os antioxidantes são conhecidos por reduzir o estresse oxidativo que causa inflamação.

Embora benéfico, o consumo de café realmente precisa ser limitado, especialmente em pessoas com insuficiência cardíaca e hipertensão não controlada.

O café que contém cafeína, quando consumido em excesso, pode alterar a frequência cardíaca normal e aumentar a pressão arterial e o colesterol ruim.

Processamento de alimentos para pacientes com doenças cardíacas

Além de escolher o alimento certo, a forma de processar e servir os alimentos também precisa ser considerada. A razão é que, se alimentos saudáveis ​​forem processados ​​de maneira inadequada, a saúde do coração terá um efeito. Mais detalhes, siga algumas das dicas abaixo.

1. Melhor cozinhar

A comida servida em restaurantes tende a ser rica em calorias, sódio e gorduras “ruins”. Todas essas coisas podem piorar sua condição cardíaca.

Portanto, experimente cozinhar em casa com ingredientes frescos e saudáveis. Dessa forma, você pode misturar os pratos de acordo com as regras da dieta do coração.

2. Use azeite

O azeite de oliva é bom para pessoas com doenças cardíacas porque tem menos efeito no aumento do colesterol no sangue do que a margarina. Mesmo assim, o uso desse óleo ainda precisa ser limitado, principalmente para refogar ou misturar com saladas.

3. Substitua o sal por especiarias

Na dieta cardíaca, o uso de sal deve ser limitado. Em vez disso, você pode contar com especiarias para melhorar a dieta de pacientes com doenças cardíacas. Você pode seguir alguns dos truques, como:

  • Esprema limão fresco ou suco de lima em vegetais cozidos no vapor, peixes grelhados, arroz, saladas ou massas.
  • Experimente pimenta-limão sem sal como condimento para o frango.
  • Use cebola e alho para dar sabor a carnes e vegetais.
  • Experimente grelhar frango ou carne com molho barbecue ou com temperos caseiros.

4. Evite fritar alimentos

A comida frita é muito apetitosa. No entanto, se você deseja manter seu coração saudável, evite processar alimentos fritos. Alimentos fritos estão incluídos nas restrições dietéticas para doenças cardíacas.

As gorduras trans e saturadas são obtidas a partir do processo de aquecimento do óleo. Mais tarde, a gordura do óleo obstruirá os vasos sanguíneos, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais duro para bombear o sangue por todo o corpo. Isso pode causar sérios problemas para o coração no futuro.

Você pode mudar para alimentos totalmente assados ​​para evitar o entupimento das artérias que pode ocorrer com alimentos totalmente fritos. Seria ainda melhor substituí-lo também por alimentos fervidos ou cozidos no vapor.

5. Preste atenção ao conteúdo ou nutrição dos alimentos

Além dos alimentos mencionados acima, ainda há uma variedade de outros alimentos que você pode realmente consumir. Por exemplo, frango e carne. Na verdade, você pode comer esses alimentos, mas reserve a gordura. Não se esqueça, limite sua ingestão porque você ainda pode obter proteína animal de vários tipos de peixes.

Quanto à maionese, você pode substituí-la por iogurte grego puro. Para o tipo de leite, escolha o tipo de leite desnatado e reduza o uso de queijo.

Seguir uma dieta para o coração não é uma tarefa fácil. Se tiver dificuldades, não hesite em consultar mais o médico que trata a sua doença ou a nutricionista.