Como dar à luz normalmente: etapas e dicas de preparação

Parece que não são poucas as mulheres grávidas que se preocupam em dar à luz de forma normal. Na verdade, pode-se dizer que o parto normal é a principal esperança de muitas mães, antes de serem aconselhadas a seguir outras vias de parto devido a várias outras condições. Antes de experimentar o procedimento normal de parto diretamente, vamos primeiro descascar os métodos e dicas abaixo, um por um!

Quais são os procedimentos e como dar à luz normalmente?

Embora seja o sonho da maioria das mulheres grávidas, não são poucas as mães que também se preocupam com o procedimento ou como dar à luz normalmente. Em termos gerais, aqui estão as maneiras de cada etapa do parto normal que você deve entender:

1. A abertura do colo do útero (colo do útero)

Passando alguns dias ou horas antes do nascimento, geralmente o colo do útero (colo do útero) começa a se dilatar.

Porém, essa dilatação não acontece repentinamente, mas gradativamente conforme a forma do corpo de dar à luz normalmente.

Fase latente (inicial)

No início, a abertura cervical tem apenas cerca de 3-4 centímetros (cm) de largura. Às vezes, essa condição é acompanhada por contrações que desaparecem e aparecem de forma irregular. Esta parte é chamada de fase inicial ou latente, que inclui parte da maneira normal de dar à luz.

Essas contrações geralmente duram cerca de 30-45 segundos, com um intervalo de 5-30 minutos entre as contrações.

Em contraste com as contrações reais imediatamente antes do parto normal, essas contrações iniciais tendem a ser leves e irregulares, conhecidas como falsas contrações.

Aqui, você geralmente sente que o corpo sofreu pequenas mudanças como o início da maneira normal de dar à luz. No entanto, o desconforto no início desse método de parto normal geralmente ainda é muito leve.

Para que a respiração possa ser mais regular, tente respirar em um ritmo lento, mas razoavelmente regular. Aqui está uma técnica de respiração que você pode fazer de acordo com a American Pregnancy Association:

  1. Faça respirações regulares. Comece respirando o máximo possível conforme a contração começa e expire em seguida.
  2. Concentre sua atenção.
  3. Inspire lentamente pelo nariz e depois expire pela boca.
  4. Concentre-se em relaxar o corpo a cada inspiração e expiração enquanto respira.

Fase ativa

Posteriormente, a dilatação cervical progride para 4-7 cm, com contrações visivelmente mais fortes do que antes.

O sinal é que você atingiu a fase ativa do modo normal de parto, com a condição da abertura cervical sendo mais rápida e ampla.

A duração das contrações é geralmente cerca de 45-60 segundos, com uma pausa de 3-5 minutos. O desconforto na fase de parto normal neste será mais forte do que antes.

Você pode consultar um médico imediatamente para se preparar para o parto normal mais tarde. Dor intensa e pressão também podem surgir nas costas ou no abdômen toda vez que você sentir uma contração.

Não raramente, você pode sentir necessidade de remover algo do corpo. Nesta fase do parto normal, você deve regular a respiração para reduzir a dor.

Depois que as contrações que aparecem parecem mais intensas, agora é a hora de aplicar técnicas de respiração leve para deixar o corpo mais confortável durante o parto normal. Veja como:

  1. Faça respirações regulares. Comece respirando o máximo possível conforme a contração começa e expire em seguida.
  2. Concentre sua atenção.
  3. Inspire pelo nariz e depois expire pela boca.
  4. Controle sua respiração o melhor que puder conforme a força das contrações aumenta.
  5. Se as contrações parecerem aumentar no início, tente não respirar fundo.
  6. Da mesma forma, se o aumento das contrações ocorrer gradualmente, ajuste a respiração para que o corpo fique mais relaxado.
  7. A taxa de respiração acelera conforme aumentam as contrações, tente inspirar e expirar lentamente pela boca.
  8. Mantenha a taxa de respiração estável em cerca de 1 inspiração a cada 1 segundo e, em seguida, expire.
  9. À medida que a força das contrações diminui, diminua a taxa de respiração.
  10. Gradualmente, volte a respirar inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
  11. Quando a contração estiver completa, respire tantas vezes quanto possível e expire enquanto expira.

Fase de transição

Os médicos geralmente pedem que você não espere empurrar até que o colo do útero esteja completamente aberto durante um parto normal.

O colo do útero no parto normal é considerado totalmente aberto quando atinge 10 cm de largura.

Isso significa que você entrou na fase de transição e em alguns momentos está pronta para aplicar a forma normal de parto. Não se surpreenda, porque neste estágio as contrações são muito mais fortes e incômodas como um processo normal de parto.

As contrações podem durar cerca de 60-90 segundos, com pausas de 30 segundos a cada 4 minutos. Ainda como nas fases anteriores, você também deve aplicar técnicas de respiração na fase de transição que é uma forma de dar à luz normalmente.

Nesse estágio, as técnicas de respiração combinam o processo de respiração leve e respiração mais longa para conseguir dar à luz de maneira normal.

Aqui estão os estágios das técnicas de respiração que você pode fazer na fase de transição como uma forma de dar à luz normalmente:

  1. Respire regularmente para facilitar o parto normal. Comece respirando tantas vezes quanto possível, conforme a contração começa.
  2. Em seguida, expire e tente relaxar.
  3. Concentre sua atenção em um ponto para aplicar suavemente a maneira normal de dar à luz.
  4. Faça respirações leves pela boca a uma taxa de cerca de 5-20 respirações em 10 segundos durante a contração.
  5. Na segunda, terceira, quarta ou quinta respiração, expire mais e mais.
  6. Quando a contração estiver completa, inspire profundamente uma ou duas vezes enquanto expira.

2. Empurrar e dar à luz um bebê

Depois que o colo do útero está totalmente dilatado, acompanhado do aparecimento de contrações muito intensas e fortes, chega o momento que você tanto esperava. O processo de parto normal começará em breve.

Além do corpo ter uma forte necessidade de empurrar, o médico geralmente também dará um sinal para você tentar o seu melhor.

Não precisa se preocupar, pois aqui a posição da cabeça e do corpo do bebê está pronta para sair do parto de forma normal.

A cabeça do bebê está em uma posição muito próxima à vagina, então ela sairá primeiro. Em seguida, ele será seguido pelo corpo, mãos e pés que saem quando você dá à luz de forma normal.

Aplicando a posição correta de empurrar

Como forçar um parto normal não deve ser feito descuidadamente. Esta é a posição correta para empurrar quando você praticar maneiras de ser capaz de dar à luz normalmente:

  1. A posição do corpo é deitada, com as duas pernas dobradas e bem afastadas para facilitar o parto normal.
  2. Concentre a força da contração levantando levemente as costas de modo que a cabeça fique em uma posição ligeiramente elevada, enquanto empurra como se estivesse empurrando algo.
  3. Coloque o queixo contra o peito e, em seguida, aplique as técnicas de respiração adequadas enquanto empurra (explicadas abaixo).
  4. Respire fundo e expire enquanto empurra o corpo com força, como se estivesse evacuando.
  5. Deixe seu corpo descansar um pouco antes de começar a inspirar novamente e deixe sua cabeça adormecer novamente.
  6. Repita isso e tente manter a calma enquanto segue o método de parto normal guiado pelo médico.

Aplicar técnica de respiração adequada

Nesta fase do parto normal, a sua respiração também deve ser considerada. Esta é a técnica de respiração correta ao fazer esforço para conseguir dar à luz de maneira normal para que ocorra com mais suavidade:

  1. Respire regularmente para facilitar o parto normal. Comece com tantas respirações quanto possível conforme a contração começa, depois expire e libere qualquer tensão que sentir.
  2. Concentre sua atenção na posição do bebê para que ele desça e saia da vagina.
  3. Inspire lentamente e deixe as contrações guiarem sua respiração. Você pode acelerar a respiração para deixar o corpo mais confortável durante o parto normal.
  4. Quando precisar empurrar, respire fundo primeiro, depois coloque o queixo contra o peito e incline-se para a frente como se estivesse empurrando alguma coisa. Tente relaxar a pelve durante o processo de empurrar e respirar.
  5. Após 5-6 segundos, expire, inspire e expire normalmente, como parte do método normal de aplicação.
  6. Antes de começar a empurrar e respirar novamente, use este tempo de descanso para respirar profundamente para fornecer oxigênio ao seu corpo e ao seu bebê.
  7. Entre o momento em que as contrações terminam, tente reduzir a pressão sobre o bebê. Isso ajudará a manter o bebê nessa posição e evitará que ele volte para o útero.
  8. Quando as contrações acabarem, relaxe o corpo e respire fundo uma ou duas vezes para acalmá-lo após o parto normal.
  9. Repita a técnica de respiração enquanto empurra enquanto ouve as dicas do médico e da equipe médica durante o parto normal,
  10. Durante esse processo, você não deve gritar, porque isso vai realmente usar sua energia que poderia ser usada para empurrar com mais força.

Benefícios das técnicas de respiração para aliviar a dor

Um estudo publicado na revista Midwifery descobriu que a aplicação de boas e corretas técnicas de respiração é uma forma eficaz de controlar a dor durante o parto vaginal.

Isso ocorre porque, enquanto você aplicar a técnica de respiração, sua mente se concentrará, evitando assim a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.

Além disso, as técnicas de respiração também podem estimular a liberação de endorfinas, que atuam como analgésicos naturais na prática do parto normal.

Imaginar técnicas de empurrar e respirar durante o parto normal pode deixá-la um pouco confusa.

No entanto, esse processo geralmente ocorre naturalmente. Você pode sentir por si mesmo quando inspirar, expirar e empurrar com força durante o parto normal.

A força e a fraqueza que você expõe quando empurra durante o parto de uma maneira normal também podem ser sentidas por si mesmas mais tarde. A chave é tentar manter o foco e compreender as habilidades do seu corpo ao dar à luz de maneira normal.

Os médicos e a equipe médica envolvida neste processo de parto continuarão a auxiliá-la e auxiliá-la. Siga todas as palavras do médico para facilitar para você durante ou aplique o método de parto normal.

Estágios do bebê saindo pela vagina

Quanto mais forte você empurra e empurra o bebê, mais rápido ele sairá pela vagina. Quando você sabe que a cabeça do bebê está começando a aparecer, é claro que há uma sensação de alívio e felicidade em si mesma.

Os médicos e a equipe médica darão mais tarde um sinal para você parar de empurrar. Esta etapa é realizada durante a limpeza do líquido amniótico, sangue e muco que podem estar presos na boca e no nariz do bebê.

Dessa forma, será mais fácil para o bebê respirar e chorar quando o corpo estiver completamente fora. Em seguida, o médico posicionará a cabeça do bebê girando-a, de modo que ela possa sair paralela ao corpo que ainda está na vagina durante o parto normal.

O médico pedirá então que você tente empurrar e empurrar novamente como um método de entrega normal para remover os ombros do bebê, seguidos pelo corpo e pelas pernas. Por fim, o bebê saiu completamente e começou a cortar o cordão umbilical.

3. O processo de remoção da placenta

O parto do bebê não coincide com a expulsão da placenta. Portanto, você ainda precisa tentar empurrar um pouco mais para remover a placenta do útero, o que faz parte do método de parto normal.

Somente depois que a placenta for removida, o médico costurará a vagina que anteriormente era larga o suficiente para permitir que o bebê escapasse durante o parto normal.

No geral, cada mãe passa por um período de tempo diferente e como dar à luz normalmente. Isso geralmente é determinado pela condição física e pela experiência anterior com o parto.

4. Após o parto

Você passou por todos os processos e maneiras de dar à luz normalmente. Agora entre na fase de recuperação do corpo e da amamentação do bebê.

No entanto, isso não significa que as contrações do útero durante o parto normal tenham cessado completamente. O útero continuará a se contrair, eliminando vasos sangüíneos no local onde a placenta se fixa.

Você pode começar a amamentar seu bebê agora, fazendo o início da amamentação precoce (DMI) dentro de 30-60 minutos após o parto normal.

Embora possa exigir um pouco de paciência, com o tempo, o bebê geralmente começará a procurar o mamilo da mãe para sugar. Tanto quanto possível, permita interações pele a pele (contato pele a pele) ocorre naturalmente.

Além de ser um processo de abordagem normal do bebê após o parto, a amamentação precoce também pode estimular a liberação do hormônio ocitocina.

Esse hormônio é responsável por causar contrações e fazer com que o útero pareça tenso após o parto de maneira normal.

É por isso que as contrações no útero nos estágios do parto normal diminuem lentamente, junto com a liberação do hormônio oxitocina.

O médico geralmente pedirá que você e seu bebê fiquem na sala de tratamento por um tempo. Isso depende da sua condição e do seu bebê após o parto normal.

Depois que você se sentir saudável e sem problemas após passar pelo processo normal de parto, você e seu bebê poderão ir para casa.

Dicas para se preparar para que um processo normal de entrega seja executado sem problemas

É necessária uma preparação cuidadosa para que você esteja totalmente preparada antes de passar pelo processo e dar à luz de forma normal. Esta é uma maneira fácil que pode ser feita antes do parto normal:

  • Evite estresse e ansiedade excessivos.
  • Mantenha sua mente positiva, especialmente sobre o processo de entrega posterior.
  • Reúna o máximo de informações possível sobre o processo de nascimento.
  • Peça apoio à família e às pessoas mais próximas a você para que possa aplicar a forma normal de parto sem problemas.
  • Certifique-se de determinar o médico, a parteira e o local do parto mais tarde.
  • Coma e beba o suficiente e regularmente.
  • Tente aumentar o movimento físico, como fazer exercícios respiratórios, caminhar sem pressa, ioga e outros.
  • Certifique-se de sempre dormir o suficiente.

Não se esqueça, consulte sempre o seu médico regularmente, especialmente nas semanas e dias anteriores ao seu nascimento, para que esteja pronta para dar à luz de forma normal.