Quando uma ferida cicatriza, existe uma chance de que ela deixe uma cicatriz. Pode ser especialmente irritante se o ferimento estiver localizado em uma área exposta, como o rosto. Confira várias maneiras de se livrar de cicatrizes no rosto.
Várias maneiras médicas de se livrar de cicatrizes no rosto
As cicatrizes no rosto podem surgir por vários motivos, como lesões, acne, queimaduras e cicatrizes cirúrgicas. Como a face está constantemente exposta ao ambiente externo, as cicatrizes nessa área tendem a ser mais difíceis de remover.
No entanto, há boas notícias sobre várias alternativas que você pode escolher para se livrar das cicatrizes no rosto. Abaixo estão vários tratamentos e suas vantagens e desvantagens.
1. Dermoabrasão
A dermoabrasão é a forma mais eficaz e popular de se livrar de cicatrizes no rosto. Este tratamento só pode ser feito especificamente por um dermatologista ou dermatologista.
O médico realizará esse tratamento removendo a camada superior da pele do rosto com uma escova ou roda de ferro.
Por meio desse método, cerca de 50% de suas cicatrizes podem ser reduzidas. No entanto, esfregar o rosto com uma escova pode fazer algumas pessoas se sentirem desconfortáveis ao fazer isso.
Algumas complicações que podem surgir com essa técnica são infecção, pele facial mais escura, vermelhidão e inchaço.
2. Peeling químico
Descamação é uma técnica de peeling químico que usa um ácido fraco. Como resultado, a parte superior da pele facial, a epiderme, irá descascar e expor uma nova camada de pele.
Existem três tipos descamação, isso é:
- casca profunda: usando fenol que pode penetrar nas partes mais profundas da pele,
- casca superficial: fornece um efeito mais suave e pode melhorar a descoloração da pele causada por ferimentos leves, e
- casca média: usando ácido glicólico, que também é comumente usado para tratamentos anti-envelhecimento.
Descamação O produto químico é um tratamento popular para a pele e pode ser encontrado em qualquer lugar. Além disso, esse método também pode remover manchas e rugas do rosto. Como resultado, sua pele ficará mais lisa e mais jovem.
No entanto, essa técnica pode tornar a pele mais sensível à exposição ao sol, o que pode causar queimaduras.
Descamação produto químico não é recomendado para pessoas com tipos de pele sensíveis, com doenças como eczema, psoríase ou rosácea e mulheres grávidas e lactantes.
3. Lasers
A técnica a laser tem o mesmo objetivo que descamação e dermoabrasão, que remove a camada superior da pele. No entanto, ao contrário dos dois métodos anteriores, este método usa um feixe de laser para remover camadas de pele.
Existem dois tipos de lasers: érbio e dióxido de carbono. Os efeitos do laser de érbio são considerados mais seguros para o rosto, mas o laser de dióxido de carbono é recomendado se você deseja resultados mais eficazes.
A vantagem dessa técnica é que o tempo de cicatrização é relativamente curto em comparação com outras técnicas, que fica em torno de 3 a 10 dias.
Por outro lado, essa técnica pode causar infecção, novas cicatrizes e distúrbios de pigmentação. O laser também não é recomendado para quem tem acne e pele escura.
4. Cirurgia plástica
Esse método geralmente tem resultados melhores do que outros métodos. Por meio da cirurgia plástica, o tecido da cicatriz ou cicatriz será removido imediatamente com uma faca.
Para se submeter a este procedimento, primeiro você precisa consultar um cirurgião plástico. Porque, além de poder causar complicações como infecção, os custos que você tem que pagar também são muito altos.
Lembre-se de que a maioria das cicatrizes são permanentes. Portanto, embora os tratamentos possam reduzir as cicatrizes, eles podem não eliminá-las necessariamente completamente.
Como prevenir o aparecimento de cicatrizes no rosto?
A prevenção é certamente melhor do que remediar. Cuidar bem da ferida pode minimizar a formação de cicatrizes.
Se você tiver um ferimento no rosto, certifique-se de mantê-lo limpo. Você pode aplicar óleo de alcatrão ou vaselina para manter a ferida úmida.
O filtro solar também pode prevenir a formação de cicatrizes após a cicatrização da ferida. O protetor solar aplicado diariamente pode evitar que suas feridas fiquem marrons ou vermelhas com a exposição ao sol.
Certifique-se de que o protetor solar que você usa tem FPS 30 ou mais.