Se tomar remédios comuns para dor de dente não funcionar, você pode precisar de antibióticos para tratá-la. No entanto, os antibióticos só serão prescritos por um médico se a sua dor de dente for causada por uma infecção. Os sinais de infecção nos dentes são gengivas inchadas e inflamadas e até bolsas de pus (abcessos). Quais são as opções de antibióticos para dor de dente comumente prescritos pelos médicos?
Escolha de antibióticos para dor de dente
Os antibióticos têm a função de tratar infecções causadas por bactérias. Esses medicamentos são divididos em vários grupos ou classes. Cada classe de antibióticos tem uma maneira diferente de agir contra as bactérias que causam infecções.
No entanto, em geral, os antibióticos atuam contra, retardam e matam o crescimento de bactérias nocivas no corpo. O tratamento da cárie dentária é importante para prevenir complicações. Portanto, os antibióticos são necessários para matar a infecção.
Existem muitas opções de antibióticos para prevenir infecções. Resumindo RXList, aqui estão alguns tipos de antibióticos que são frequentemente prescritos por médicos para tratar dores de dente devido a infecções:
1. Amoxicilina
Um dos antibióticos mais comumente prescritos para tratar dor de dente ou infecção é a amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico que pertence ao grupo das penicilinas.
Esses medicamentos atuam para matar bactérias que causam infecções no corpo ou impedem seu crescimento.
Os médicos podem prescrever esses antibióticos isoladamente ou em combinação com outros tipos de antibióticos. Mas antes de tomar este medicamento, certifique-se de informar o seu médico se você é alérgico a antibióticos penicilina ou qualquer tipo de medicamento.
2. Metronidazol
O metronidazol pertence à classe dos antibióticos nitromidazol prescritos para certos grupos de bactérias. Este medicamento às vezes é administrado com uma classe de antibióticos da penicilina para tratar dor de dente.
Cada pessoa pode receber uma dose diferente de metronidazol. Normalmente a dose do medicamento é ajustada de acordo com a idade, o estado de saúde e a resposta do corpo do paciente ao tratamento.
Os antibióticos para dor de dente funcionam perfeitamente quando usados regularmente, conforme recomendado pelo médico. Portanto, tome este medicamento à mesma hora todos os dias.
Se sentir náuseas, pode tomar este medicamento com comida ou um copo de leite.
Você não deve beber bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando metronidazol. O motivo, o álcool pode causar problemas no estômago e piorar sua condição.
3. Eritromicina
A eritromicina (eritromicina) pode ser prescrita por um médico se você for alérgico a antibióticos da classe das penicilinas. Este medicamento pertence à classe dos antibióticos macrolídeos.
Assim como outros antibióticos para dor de dente, a eritromicina atua contra e impede o crescimento de bactérias que causam a dor de dente.
Este medicamento deve ser tomado antes das refeições. A razão, esta droga será mais facilmente absorvida quando seu estômago estiver vazio. No entanto, se sentir náuseas, pode tomar este medicamento enquanto come ou bebe leite.
Este medicamento é seguro para consumo por mulheres grávidas, de acordo com a Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA, o órgão regulador de medicamentos e alimentos equivalente ao BPOM na Indonésia.
No entanto, não hesite em consultar um médico para se certificar de que é seguro tomar este medicamento se estiver grávida ou a amamentar.
4. Clindamicina
Se os antibióticos penicilina ou eritromicina não forem eficazes no tratamento da dor de dente, o médico pode prescrever clindamicina.
A clindamicina é um medicamento que pertence à classe de antibióticos da lincomicina. Este medicamento é freqüentemente usado para tratar a acne. No entanto, os médicos também podem prescrever este medicamento para tratar dor de dente. Este medicamento está disponível em muitas formas, como cápsulas, xarope, gel e loção.
Tome este medicamento com uma colher-medida fornecida na caixa quando o seu médico prescreve este medicamento na forma de xarope. Evite usar uma colher de sopa normal para tomar este medicamento, sim!
Pare de usar este medicamento e consulte um médico imediatamente se sentir efeitos colaterais graves. Alguns deles incluem diarreia com sangue, amarelecimento dos olhos ou da pele, dificuldade para urinar e reações alérgicas graves.
5. Tetraciclina
O antibiótico tetracilina também pode ser usado para tratar dores de dente causadas por doenças gengivais (periodontite). Este medicamento funciona melhor quando tomado com o estômago vazio.
Tome este medicamento até o fim do período de consumo prescrito pelo médico. Interromper a medicação sem a permissão do seu médico pode piorar a infecção.
Se você se esquecer de uma dose e houver um longo intervalo entre tomar o próximo medicamento, tome-o o mais rápido possível. No entanto, quando estiver perto da hora de sua próxima dose, você pode pular a dose esquecida e retornar ao seu esquema de medicação regular.
6. Azitromicina
Esse tipo de antibiótico para dor de dente tem uma forma de agir capaz de combater vários tipos de bactérias, ao mesmo tempo que interrompe seu crescimento. A azitromicina pode ser eficaz no tratamento de algumas infecções dentárias.
No entanto, os médicos geralmente prescrevem esse tipo de medicamento quando você tem alergia aos antibióticos enis penicilina e clindamicina. A dose de cada azitromicina é de 500 mg a cada 24 horas e deve ser administrada por 3 dias consecutivos.
Nem todo mundo precisa de antibióticos para dor de dente
Você não deve tomar apenas antibióticos para tratar dor de dente. Em vez de melhorar rapidamente, o uso inadequado de antibióticos pode piorar sua condição.
É importante compreender que nem todos os problemas dentários e orais requerem tratamento com antibióticos. Geralmente, os antibióticos são necessários quando:
- Você mostra sinais de infecção na gengiva ou dente. Inclui febre alta, inchaço, inflamação, até que apareça um abcesso na parte problemática do dente.
- A infecção se espalhou para outras partes do corpo.
- Você tem um sistema imunológico fraco. Seja por causa da idade ou por ter um determinado histórico médico. Por exemplo, câncer, AIDS / HIV, diabetes e assim por diante.
Antes de prescrever antibióticos, o médico examinará primeiro o estado da sua boca. O médico observará seus dentes, gengivas e cavidade oral minuciosamente.
Durante o exame, o médico geralmente perguntará sobre seu histórico médico e seus hábitos de escovação.
Certifique-se de informar seu médico sobre seu histórico médico. Um deles se você tiver histórico de alergia a certos tipos de antibióticos.
Além disso, informe o médico também sobre os medicamentos que estão sendo tomados regularmente todos os dias. Incluindo vitaminas, suplementos dietéticos, medicamentos prescritos por médicos, medicamentos de venda livre e medicamentos fitoterápicos.
Regras para tomar antibióticos para dor de dente
Tome antibióticos conforme recomendado pelo seu médico. Para que o medicamento funcione da melhor forma, tome o medicamento à mesma hora todos os dias.
Você não deve aumentar ou diminuir a dose do medicamento sem a aprovação do seu médico. Portanto, não pare de tomar antibióticos, mesmo que seus sintomas tenham desaparecido ou sua condição tenha começado a melhorar.
Em vez disso, continue a tomar a medicação recomendada pelo médico.
O uso de antibióticos, inclusive para tratar dor de dente, é ajustado de acordo com a idade, o estado de saúde, a gravidade da doença e a resposta ao tratamento. Evite dar este medicamento a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você.
Deve-se ressaltar que o uso indiscriminado de antibióticos pode aumentar o risco de resistência aos antibióticos. Se você tiver isso, a doença que você experimenta será mais difícil de tratar. Portanto, tome cuidado ao usar antibióticos.
Não hesite em perguntar diretamente ao seu médico se não compreender realmente como usar antibióticos. Pergunte também ao seu médico se você esquecer a quantidade de medicamento que deve tomar por dia.
Seu médico ficará feliz em responder e explicar qualquer dúvida que você possa ter.
Se você sentir certas queixas, informe imediatamente o médico. O seu médico pode alterar a dose ou o tipo de medicamento que toma.