Correr é um esporte barato e fácil de praticar. Mesmo assim, esse esporte não é apenas usar tênis de corrida e colocar os pés em pé e correr. Se você quer ser um bom corredor, deve primeiro entender os vários tipos de corrida, sejam elas disputadas ou apenas uma rotina como a seguinte.
Correndo no atletismo
Corrida de curta distância. A técnica de corrida de velocidade prioriza a velocidade do atleta para percorrer distâncias curtas, que variam de 100 metros, 200 metros e 400 metros.
- Corrida de média e longa distância. Essa técnica de corrida não prioriza apenas a velocidade, mas também a resistência e a resistência. Este ramal de corrida é dividido em 800 metros, 1.500 metros, 5.000 metros, 10.000 metros e pistas de obstáculos ( corrida de obstáculos ) 3.000 metros.
- Execução de revezamento. Uma variação da corrida de curta distância que compete em várias equipes, composta por quatro corredores que carregam bastões para se manterem em movimento até a linha de chegada. Esta corrida está dividida em duas distâncias, nomeadamente 4 × 100 metros e 4 × 400 metros.
- Obstáculos. Uma variação da corrida de curta distância que também combina a agilidade dos corredores em passar a meta com um determinado número e altura. Este ramo de atletismo está dividido em três provas, nomeadamente os 110 metros masculinos, os 100 metros femininos e os 400 metros.
- Correr uma maratona. O esporte de corrida que percorre a maior distância, que é de 42,195 km para maratona completa e 21,0975 km para meia-maratona .
Vários tipos de esportes de corrida comuns como rotina
Uma série de esportes de corrida também são úteis para melhorar seu desempenho esportivo, desde o nível mais baixo para iniciantes até níveis bastante desafiadores para aqueles que estão acostumados com a atividade física.
Aqui estão os tipos de corrida mais comuns que você pode transformar em rotina para melhorar seu condicionamento físico.
1. Execute a recuperação (corrida de recuperação)
A corrida de recuperação refere-se a um tipo de corrida de curta distância e baixa velocidade. Esse tipo geralmente é usado como parte do treinamento após exercícios físicos intensos. Para uma corrida de recuperação, você precisa permitir que seu corpo se recupere da exaustão de uma atividade, como uma corrida longa anterior. Portanto, você pode correr o mais devagar possível neste tipo de esporte de corrida.
2. Execução básica (corrida de base)
A corrida básica não requer longas distâncias. Você pode correr em uma rota moderada na velocidade mais confortável possível. Na verdade, esse tipo de corrida não é desafiador, mas é mais útil como um exercício de resistência. Você deve adicioná-lo regularmente à sua rotina de exercícios para melhorar gradualmente seu desempenho na corrida.
3. Longo prazo (longo prazo)
Como o nome indica, a corrida de longo prazo deve levar muito tempo, pelo menos o suficiente para fazer seu corpo se sentir cansado. A corrida de longo prazo visa construir sua resistência pura. A distância que você correrá dependerá de suas condições e pode mudar conforme você aumenta sua resistência.
4. Corrida progressiva (corrida de progressão)
Na corrida progressiva, você começa a correr em um ritmo que seja o mais confortável possível e, em seguida, avança para um ritmo mais alto. A corrida progressiva é mais difícil do que a corrida básica e foi projetada para empurrar continuamente os limites do seu corpo.
5. Fartlek
Fartlek vem de um termo sueco que significa “jogo rápido”, que requer que você combine corrida básica em velocidades e distâncias variadas. Esse tipo de corrida é um ótimo exercício para treinar seu corpo contra a fadiga que vem com a corrida em velocidades mais altas, especialmente quando você está começando.
6. Hill repete
Enquanto pratica colina se repete , tudo o que você precisa fazer é correr morro acima o mais rápido possível, descer correndo e repetir o processo. O número de repetições da corrida não é o mesmo, mas você deve levar em consideração sua condição física e experiência. Hill repete útil para aumentar a força e a velocidade, mas só deve ser feito quando você se acostumar a correr.
7. Ritmo de execução (tempo run)
Na corrida de ritmo, você deve correr o mais rápido possível em 1 hora se for um corredor profissional e em 20 minutos se for um iniciante. Este tipo de corrida o ajudará a aumentar sua velocidade em corridas de longa distância ou maratonas, enquanto mantém seu ritmo em distâncias mais longas.
8. Intervalo em execução (intervalo de corrida)
A corrida em intervalo é uma combinação de corrida lenta e corrida rápida, combinando-a com corrida de recuperação ou corrida . Esse tipo de corrida pode ser curta ou longa, dependendo de suas necessidades. Praticar corridas intervaladas regularmente é bom para melhorar seu desempenho de corrida e resistência geral.
Para se tornar um corredor melhor, você precisa se treinar com uma variedade de esportes de corrida, e não se concentrar apenas em um tipo. Alguns tipos de corrida podem ser exaustivos, mas todos desempenham um papel importante na melhoria do desempenho esportivo.
Você também precisa equilibrar a atividade física com a ingestão de alimentos nutritivos saudáveis e balanceados. Siga um estilo de vida saudável, como parar de fumar e beber álcool, para que possa obter os melhores benefícios para a saúde.