O que é mais saudável: o café frio ou o café preto comum? •

Todos os olhos e línguas dos conhecedores de café na Indonésia estão atualmente focados na tendência do café fresco. De fato, tomar um copo de café frio em um dia quente é muito mais refrescante do que uma xícara de café quente. Mas será que essa nova tendência é realmente mais saudável do que o café moído comum, como dizem as pessoas? (Psst… Não se apresse em fechar este artigo se quiser saber como fazer seu próprio café frio em casa!)

O que é café fresco?

Simplificando, a fermentação fria é uma técnica de "preparar" o pó de café preto com água fria (ou água em temperatura ambiente) por aproximadamente 12-24 horas para obter o sabor ideal.

Você pode "preparar" os grãos de café de sua escolha mergulhando-os em um copo e, em seguida, deixando-os assentar e filtrando, ou usando uma cafeteira especial, como imprensa francesa ou gotejamento frio .

Esta técnica de fermentação fria produzirá um concentrado de café forte. Este café concentrado pode ser bebido diretamente como café preto sem mais delongas, ou adicionado com leite, creme, açúcar ou outros adoçantes para misturar outras criações de café. Por exemplo, cappuccino.

O concentrado de café fresco pode permanecer fresco por até duas semanas se você armazená-lo na geladeira.

Qual é a diferença entre café gelado e café gelado?

Embora o nome contenha a palavra "frio", o café frio é diferente do café gelado comum. Fazer um copo de café gelado leva menos tempo do que "preparar" o café frio. O café gelado é misturado com o pó de café dissolvido em água quente e adicionado com cubos de gelo para esfriar. O concentrado de café fresco é obtido a partir da imersão do pó de café preto em água fria ou em água em temperatura ambiente.

Técnicas diferentes produzem sabores diferentes. O expresso quente que é usado como base para o café gelado deve ser processado com mais força para que o sabor e o aroma não desapareçam facilmente após serem diluídos com gelo. É este método de infusão de água quente que dá ao café preto (quente e gelado) seu sabor e aroma forte amargo café típico em geral.

Enquanto isso, a fermentação fria leva de 18 a 24 horas para produzir um concentrado. Este processo, que é semelhante à água em infusão, produz um sabor e aroma mais suaves. Isso é o que causa o café cerveja gelada tem um gosto mais doce . Você também pode servir este concentrado frio com cubos de gelo, sem se preocupar em obter um gosto muito brando porque está escorrendo. Por esse motivo, a fabricação de cerveja fria é geralmente considerada o melhor método para a fabricação de cerveja a frio.

O que é mais saudável, o café preto regular ou o café frio?

Café moído, expresso e café frio são basicamente café preto. A única diferença é a técnica de fabricação. Portanto, tanto uma xícara de café preto tradicional quanto uma xícara de concentrado frio têm praticamente zero calorias e não têm valor nutricional significativo. Uma xícara de café preto e um concentrado de café frio servido sem açúcar não contêm carboidratos, gorduras, proteínas e outros macronutrientes importantes, como cálcio e fibras. O valor nutricional de todas as versões desta bebida só muda quando são adicionados aromatizantes ou adoçantes.

Além disso, o sabor do café fresco não é tão ácido quanto o do café tradicional. Este café frio tem um pH de 6,31, ao contrário da versão quente que tem um pH de 5,48 - na escala de pH, quanto menor o número, mais ácida é a substância. Isso significa que o café gelado pode ser uma escolha mais segura para satisfazer os desejos de café para pessoas com problemas digestivos, como azia ou refluxo ácido, explica Joan Salge Blake, RD, associado clínico associado da Boston University e autor de Nutrition & You, relatado pela Health Health .

Além disso, alimentos / bebidas com baixo teor de ácido têm sido associados a vários benefícios para a saúde, como apoiar a saúde óssea, reduzir a perda de massa muscular, manter um coração e memória saudáveis ​​e reduzir a gravidade ou incidência de hipertensão e derrame, de acordo com um artigo na Revista de Saúde Pública e Ambiental.

O café frio também contém menos cafeína do que o café preto feito com água quente. Uma xícara de café preto misturada com água quente contém cerca de 62 miligramas de cafeína, enquanto a cafeína em concentrados de café frio geralmente tem cerca de 40 miligramas.

Dicas para fazer café frio em casa

Tentado por alguns dos benefícios do café fresco acima? Você não precisa sair de casa para comprar muito se tiver os ingredientes em casa e souber fazer. Aqui estão as etapas:

O que você precisa:

  • Colher de pau ou espátula
  • Café preto moído, pode ser Arábica ou Robusta
  • Filtro de café, gaze ou filtro grande
  • Frasco de vidro ou recipiente grande com tampa
  • Tigela grande
  • Água fria

Como fazer:

  1. Despeje o pó de café em um recipiente de sua escolha e, em seguida, coloque água fria. A melhor proporção é 1: 8 de café e água.
  2. Mexa até que o café esteja bem misturado. Feche bem o recipiente do café, deixe descansar por 18-24 horas (pode ser em temperatura ambiente ou na geladeira).
  3. Quando o tempo acabar, passe o café por uma peneira para uma tigela grande. Repita a filtragem 2-3 vezes até que a cor do concentrado de café fique límpida, sem qualquer resíduo de café.
  4. Servir. Você pode adicionar gelo, creme, leite ou açúcar de acordo com o gosto. Guarde o restante na geladeira. Se armazenado corretamente, o café frio pode durar de 2 semanas a um mês.