Acne na vagina: causas e como tratá-la

Problemas de pele genitais, incluindo acne vaginal, são comuns. Mesmo assim, essa condição pode certamente causar coceira e dor que é bastante perturbadora e bastante preocupante. Reconhecer as causas e formas de tratar a acne na área feminina.

Causas de acne na vagina

Em geral, a acne é causada por poros obstruídos. Essa condição pode ocorrer devido a várias coisas, incluindo alterações hormonais. Além disso, existem outros fatores que podem desencadear acne na área genital feminina, tais como:

  • não manter a limpeza da área feminina adequadamente,
  • irritação de lubrificantes ou outros fluidos corporais, e
  • estresse pesado.

A acne na vagina, precisamente na região da vulva, que é a parte mais externa dos genitais que pode ser vista a olho nu, também pode ocorrer devido aos pelos encravados.

Ao fazer a barba, arrancar ou depilação pêlos pubianos, você pode correr o risco de ter pêlos encravados. Essa condição pode causar pequenas saliências semelhantes a espinhas, que coçam e causam dor.

Às vezes, o caroço contém pus ou é chamado de espinha pústula. Isso faz com que a pele ao redor da vagina fique mais escura.

Além de alguns dos fatores já mencionados, a acne vaginal também pode estar associada à foliculite. A foliculite é uma infecção e inflamação dos folículos capilares causada por várias coisas, tais como:

  • barbear ou depilação,
  • vestindo cuecas apertadas, bem como
  • irritação da pele causada por produtos para a pele, como sabonetes femininos.

Outras causas de acne vaginal que precisam de atenção

Além de pêlos encravados e foliculite, existem várias outras doenças de pele que podem realmente causar acne vaginal. Na verdade, alguns desses problemas de pele precisam de atenção.

Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma doença venérea causada por uma infecção viral caracterizada pelo aparecimento de furúnculos, como espinhas. Esses furúnculos podem ocorrer em qualquer área do corpo, incluindo a área vaginal.

Em contraste com a acne comum, as espinhas de Mollusca são menores, mas mais proeminentes e da cor da pele. Além disso, essas espinhas também podem ter o formato de pérolas e ter uma covinha no centro.

Acne inversa

Além do molusco contagioso, a acne inversa também pode ser uma das causas da acne na vagina. Essa inflamação crônica da pele que afeta as glândulas sudoríparas na virilha e sob os seios não é uma condição comum.

A acne vaginal pode ser um sinal de que você tem acne inversa, especialmente quando ocorre repetidamente e contém pus. Ao contrário da acne comum, a acne inversa não é fácil de curar e pode deixar cicatrizes de acne.

A diferença entre furúnculos e espinhas na área vaginal

Às vezes, as pessoas têm dificuldade em distinguir entre furúnculos e espinhas porque ambos são caroços. Além do mais, furúnculos e espinhas que ocorrem na área vaginal são menos notados porque não costumam se parecer com espinhas no corpo e no rosto.

Veja, furúnculos são um tipo de infecção de pele, enquanto acne é uma condição em que a pele inflama devido a bactérias. Além disso, os furúnculos geralmente podem conter pus e são grandes o suficiente para causar sintomas como febre e dor.

Ambos têm causas diferentes. As causas dos furúnculos incluem folículos capilares entupidos ou infectados, bactérias, feridas abertas e problemas nas glândulas da pele. Enquanto isso, a acne é causada por poros obstruídos ou excesso de produção de óleo.

Se você não consegue diferenciar os dois, é melhor consultar um médico. A razão é que furúnculos e acne têm tratamentos diferentes, então você precisa ter certeza de como está sua pele.

Como tratar a acne nesta seção

A acne vaginal é geralmente inofensiva e pode ser tratada como acne em outras partes do corpo. Assim como a acne no rosto, tente não apertar as espinhas que aparecem na área genital ou na vulva.

Estalar uma espinha só vai piorar a infecção. Em vez disso, tente comprimir a área do problema com um pano umedecido em água morna. Tem como objetivo aliviar a acne inflamada.

Além de comprimir com água morna, você também pode mergulhar em água morna 1 a 2 vezes ao dia. Não se esqueça de dar tapinhas na pele com uma toalha macia quando a área vaginal estiver molhada.

É seguro usar medicação para acne na vagina?

Se você consultou um médico, ele pode recomendar o uso de uma pomada ou creme para se livrar da acne. Essas pomadas ou cremes podem ser antibióticos, anti-histamínicos ou medicamentos anti-acne.

Mesmo assim, você deve evitar o uso de medicamentos para acne sem receita para tratar a acne vaginal sem receita médica. Por exemplo, medicamentos para acne contendo peróxido de benzoíla precisam ser usados ​​em doses baixas e apenas para a pele externa.

A acne vaginal geralmente não é um problema sério. No entanto, tenha cuidado quando o número for muito grande e ocorrer repetidamente. O melhor passo a ser feito é consultar um dermatologista e ginecologista ou obstetra a respeito desse problema.

Dessa forma, o médico pode determinar se o caroço na área vaginal é um furúnculo devido a uma doença venérea ou um tipo comum de acne.

Como prevenir o aparecimento de espinhas na vagina

Como prevenir o aparecimento de acne na vagina pode ser ligeiramente diferente da prevenção da acne em geral. Aqui estão algumas coisas que você precisa fazer ou evitar se não quiser que sua área vaginal fique cheia de acne.

  • Evite raspar o cabelo a seco ou nem mesmo fazer a barba.
  • Use gel ou creme de barbear e faça a barba na direção do crescimento dos pelos.
  • Use uma navalha com uma lâmina nova para prevenir infecções de pele.
  • Sempre mantenha a área feminina limpa e certifique-se de que a área da vulva esteja sempre seca.
  • Troque as roupas íntimas por novas, principalmente depois de fazer exercícios e atividades o dia todo.
  • Use roupas íntimas de algodão que sejam confortáveis ​​e macias.

Se você estiver em dúvida e preocupado com caroços na área feminina, consulte um médico. Especialmente se você for sexualmente ativo, porque teme-se que isso seja um sinal de uma doença sexualmente transmissível.