Calor do estômago: causas e como superá-lo •

Depois de ficar saciado ou comer comida picante, não é incomum que o estômago se encha de dor em queimação bem na boca do coração. Geralmente também acompanhada por um sabor azedo ou amargo na garganta ou na boca. O que realmente faz com que o estômago fique quente?

Por que meu estômago fica quente e dolorido depois de comer?

Fonte: Healthline

A causa da azia no estômago geralmente vem de condições que afetam o funcionamento do estômago. A azia também pode ser um sintoma de vários distúrbios do sistema digestivo. Aqui estão algumas condições que costumam ser a causa.

1. Reação a certos alimentos

Alimentos apimentados não são o único tipo de comida que pode causar calor no estômago. Algumas pessoas podem ter a mesma reação porque seu sistema digestivo é mais sensível a certas substâncias dos alimentos.

A seguir estão exemplos de alimentos que podem desencadear azia e pessoas que são propensas a ela.

  • Produtos lácteos em pessoas com intolerância à lactose.
  • Glúten em pacientes com doença celíaca.
  • Frutas cítricas em pacientes com DRGE, gastrite e úlceras gástricas.
  • Alimentos gordurosos em pessoas com doença de Crohn.

Além disso, as bebidas alcoólicas também podem causar uma sensação de queimação, mesmo em pessoas com sistema digestivo saudável.

2. Refluxo ácido (refluxo ácido gástrico)

A comida que você ingere passa pelo esôfago e desce para o estômago. Este movimento de deglutição abre o esfíncter esofágico. O esfíncter esofágico é o músculo que reveste o esôfago e o estômago.

O esfíncter se fecha quando o alimento chega ao estômago. No entanto, se o esfíncter esofágico não fechar completamente após a ingestão, o conteúdo ácido do estômago pode retornar ao esôfago.

Esse refluxo é conhecido como refluxo ácido ou refluxo ácido gástrico.

Se o refluxo continuar a ocorrer, isso pode ser um sintoma de uma doença chamada doença do refluxo gastroesofágico (GERD). Os principais sintomas da DRGE são dor e calor no estômago e azia (azia).

3. Gastrite

A gastrite é uma condição que causa inflamação do revestimento interno do estômago. Além de um estômago quente, você também pode sentir náuseas, vômitos e dor abdominal.

A inflamação não tratada pode levar a complicações como úlceras gástricas, sangramento estomacal e câncer de estômago. Se sentir sintomas de gastrite, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto.

4. Infecção estomacal

As infecções estomacais geralmente são causadas por bactérias H. pylori. Essas bactérias vivem naturalmente no estômago e nem sempre causam sintomas. Novos sintomas aparecerão quando o crescimento da bactéria estiver além dos limites normais.

Os principais sintomas da infecção gástrica são dor abdominal e sensação de queimação no estômago. Muitos sofredores também se queixam de inchaço, arrotos frequentes, náuseas e vômitos e perda súbita de peso.

5. Síndrome do intestino irritável (SII)

Síndrome do intestino irritável Também conhecida como síndrome do intestino irritável, é um conjunto de sintomas de distúrbios digestivos que afetam a função do intestino grosso. Acredita-se que a causa seja um problema nervoso que afeta a capacidade de contração do cólon.

A SII pode fazer seu estômago ficar quente e desconfortável. Outros sintomas que geralmente a acompanham são diarreia, prisão de ventre, flatulência, náuseas e vômitos. Não só isso, você também pode querer defecar com mais frequência.

6. Úlcera de estômago

Úlceras gástricas são feridas que se formam no revestimento interno do estômago e na parte superior do intestino delgado. A formação de feridas pode ser causada por infecção por H. pylori, consumo de analgésicos, tabagismo e radioterapia na área abdominal.

O principal sintoma da úlcera péptica é uma sensação de queimação no estômago. Alguns pacientes também costumam reclamar azia, náuseas e dores no peito. Úlceras gástricas graves podem causar sangramento, que é caracterizado por fezes pretas.

Alivia azia

A azia pode ser causada por vários fatores. O estômago quente devido aos padrões e hábitos alimentares pode ser superado com mudanças no estilo de vida, mas as queixas relacionadas à indigestão geralmente precisam ser tratadas com medicamentos.

Aqui estão várias maneiras que você pode fazer para aliviar a sensação de queimação no estômago.

1. Não se deite imediatamente após comer

Muitos de nós ficam sujeitos à sonolência devido à saciedade e acabam optando por deitar-se depois de comer. No entanto, você deve adiar seu desejo primeiro. Deitar-se imediatamente após comer pode agravar a azia.

Se sentir sono depois de comer, você pode fazer uma curta caminhada ou fazer várias atividades leves por cerca de 30 minutos. Lavar a louça ou passear pelo complexo também podem ser boas escolhas.

A melhor hora para se deitar é duas horas depois de comer. Para que o estômago se sinta confortável até a noite, evite comer lanches antes de dormir.

2. Usar roupas largas

Cintos ou outros acessórios de roupa apertados podem pressionar o estômago, piorando a azia. Afrouxe todas as roupas que pareçam apertadas depois de comer. Ou você pode trocar de roupa e usar roupas mais soltas.

3. Evite fumar, álcool ou cafeína

O hábito de fumar depois de comer pode agravar o estômago quente. Isso ocorre porque fumar enfraquece o desempenho dos músculos do estômago, o que evita que o ácido gástrico suba para a garganta. Cafeína e álcool também terão o mesmo efeito.

4. Eleve a cabeça e a parte superior do corpo ao deitar

Elevar a parte superior do corpo em cerca de 10-15 cm quando deitado pode prevenir o refluxo ácido e a azia. Isso ocorre porque, quando a parte superior do corpo é elevada, a gravidade impede que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.

No entanto, você precisa ter cuidado ao se apoiar em pilhas de travesseiros. Certifique-se de não dobrar o corpo, porque dobrá-lo aumentará a pressão sobre o estômago e, na verdade, fará com que a azia e a sensação de queimação no estômago piorem.

Dormir em um travesseiro afundado especialmente projetado também é outra opção bastante eficaz. Além disso, você pode usar este travesseiro de lado ou dormir de costas sem se preocupar em pressionar o pescoço ou a cabeça.

5. Reduza a ingestão de alimentos gordurosos

Além de mudar os hábitos após as refeições, também é necessário reduzir o consumo de alimentos com baixo teor de gordura. A razão é que a ingestão excessiva de gordura pode piorar a condição do estômago que fica quente e azia.

6. Realizar tratamento de acordo com a causa

A azia devido à indigestão geralmente reaparece se a condição subjacente não for tratada. O tratamento certamente precisa ser ajustado aos distúrbios digestivos que você está enfrentando.

Antes de começar a tomar o medicamento, o primeiro passo que você precisa fazer é consultar um médico. O médico fará vários testes para diagnosticar sua condição e determinar o tratamento adequado.

Aqui estão alguns exemplos de drogas e medicamentos para tratar o estômago quente.

  • Medicamento para baixar o ácido estomacal para gastrite, IBS, úlcera péptica, GERD e semelhantes. Exemplos dessas drogas incluem antiácidos, inibidores da bomba de prótons e Bloqueadores H2.
  • Antibióticos para infecções gástricas devido a H. pylori. Este medicamento deve ser tomado até o fim para evitar a imunidade da bactéria aos antibióticos.
  • Operação para doença de refluxo ácido muito grave.
  • Analgésicos alternativos para gastrite devido ao uso prolongado de analgésicos.

De vez em quando, é natural que seu estômago fique quente. A azia pode ser causada pelos alimentos que ingere ou pelos hábitos que adota depois de comer. No entanto, esteja ciente de que essa condição persiste.

Tente consultar um médico para descobrir a causa. Desta forma, o médico também pode ajudá-lo, dando-lhe o medicamento adequado para a sua condição.