Cuidar de uma pele mista certamente não é tão fácil quanto cuidar de um tipo de pele. Ter uma pele mista significa que você tem dois tipos de pele, ou seja, pele seca e pele oleosa, que precisam de cuidados ao mesmo tempo.
Errar na escolha de um produto ou método de tratamento pode realmente piorar o problema na pele. Você pode antecipar isso reconhecendo as características da pele mista e o tipo de tratamento necessário.
O que é pele mista?
A pele mista é uma combinação de vários tipos de pele. A marca registrada da pele mista é que certas áreas parecem oleosas, enquanto outras partes são normais, secas ou mesmo sensíveis. Este é o tipo de pele mais comum.
O excesso de óleo é geralmente encontrado em Zona T. Esta seção inclui a testa, o nariz e o queixo. As bochechas podem estar secas ou oleosas, pois isso é determinado pela quantidade de oleosidade natural da pele.
Enquanto isso, a área da pele que geralmente fica seca é a pele ao redor dos olhos e da boca. Os proprietários de pele mista às vezes também têm problemas com poros dilatados, cravos pretos e pele brilhante. No entanto, a condição pode não ser tão grave quanto a pele oleosa.
Os proprietários de peles combinadas precisam ter cuidado ao escolher os produtos de cuidado. O motivo é que cada área da pele pode apresentar reações diferentes ao mesmo produto. Então, primeiro identifique o produto cuidados com a pele para pele mista como a sua.
Como manter a pele mista saudável e fresca
O melhor tratamento para a pele mista pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, aqui estão algumas dicas gerais que você pode aplicar.
1. Diferencie os tratamentos de acordo com o tipo de pele
Se sua pele for oleosa na área Zona T, mas com as bochechas secas, pode ser mais difícil encontrar um produto adequado para lidar com esses dois problemas de pele ao mesmo tempo. Basicamente, cada tipo de pele tem seu próprio tratamento.
A melhor maneira de tratar a pele mista é usar um medicamento para acne na forma de um creme para áreas com acne e um hidratante sem óleo para pele seca. Use um produto para tratar um problema de pele separado.
Agora, também existem muitos produtos de beleza que são projetados especificamente para reduzir os níveis de óleo na área Zona T enquanto hidrata as bochechas secas. Para obter os melhores resultados, você deve usar o tipo de hidratante de acordo com o seu tipo de pele.
2. Escolhendo o limpador facial certo
Quando seu rosto está cheio de espinhas, você pode ficar tentado a comprar um limpador facial à base de óleo para se livrar delas rapidamente. No entanto, este tipo de limpador facial não é adequado para quem tem pele mista.
O uso de limpadores à base de óleo só aumentará a produção de petróleo na região Zona T e irritar a pele seca. Em vez disso, escolha um limpador facial à base de água, um gel ou um creme.
Os limpadores de pele à base de água são mais suaves e seguros para peles mistas. Este tipo de limpador também é eficaz na remoção de sujeira acumulada no rosto, sem deixar a pele oleosa ou seca posteriormente.
Além disso, certifique-se de lavar o rosto adequadamente para que os problemas de pele não piorem. Limpe o rosto pelo menos duas vezes ao dia, especialmente se a produção de óleo nas áreas oleosas da pele for muito alta.
3. Usando água morna
Ao lavar o rosto, você deve usar água morna para enxaguar o sabão restante. O motivo, a temperatura da água quente pode derramar o conteúdo de óleo em excesso no rosto lentamente.
Além disso, o vapor quente produzido também ajuda a limpar a sujeira que obstrui os poros da pele. Depois de lavar o rosto, seque-o com uma toalha limpa, sem esfregar.
Você pode manter sua pele hidratada usando soro hidratante que é adequado para todos os tipos de pele. soro hidratante pode ajudar a reduzir o excesso de produção de óleo para disfarçar seu problema de pele mista.
4. Usando toner
A pele oleosa e a pele seca apresentam valores de pH diferentes. O valor do pH indica o nível de acidez da pele. A pele saudável tem um valor de pH em torno de 5,5. Um valor de pH superior ou inferior pode causar vários problemas de pele.
Um produto que ajuda a equilibrar o pH da pele é um toner. O toner também mantém a saúde e a umidade da pele, especialmente o tipo de combinação. Use um toner após lavar o rosto, mas escolha um toner sem álcool para que sua pele não seque.
5. Esfoliar
Você pode descobrir que está limpando e hidratando sua pele mista de maneira adequada. No entanto, os cuidados com a pele que você faz não são ideais sem um procedimento de esfoliação para remover as células mortas da pele do rosto.
A combinação da pele faz com que as bochechas pareçam mais secas e escamosas, mas, por outro lado, também faz com que outras áreas do rosto tendam a erupções. A esfoliação é útil para limpar os poros entupidos, mantendo a pele lisa.
Ao esfoliar para pele mista, evite usar esfregar produtos químicos agressivos. Detalhes esfregar abrasivos e produtos químicos podem irritar a pele enquanto aumentam a produção de óleo na área T.
Em vez disso, use um esfoliante contendo hidroxiácidos mais adequado para peles mistas. Esfolie duas a quatro vezes por semana para reduzir os níveis de sebo (óleo natural) e sujeira na pele do rosto.
6. Use protetor solar para proteção dupla
Protetor solar ou protetor solar não apenas protege a pele da exposição ao sol, mas também pode hidratar a pele mista. Usar protetor solar contém beta-hidroxiácido e não é comedogênico, o que não obstrui os poros.
Se protetor solar este tipo deixa a pele oleosa, mude para protetor solar à base de minerais ou protetor solar na forma de um pó mais seguro. Use-o regularmente, mesmo quando estiver apenas em casa.
7. Preste atenção à dieta
A beleza da pele não requer apenas cuidado de fora, mas também de dentro do corpo por meio dos alimentos que você consome. Ao adotar um estilo de vida saudável, sua pele ficará mais radiante e ficará fresca ao longo do dia.
De agora em diante, certifique-se de sempre atender às suas necessidades de líquidos (pelo menos oito copos por dia) e comer alimentos saudáveis e ricos em antioxidantes. Não se esqueça de fazer exercícios regularmente para melhorar a circulação sanguínea na pele.
8. Cuide da pele do rosto com máscara de argila
As máscaras faciais não são menos importantes para fortalecer a pele mista. No entanto, é claro que nem todos os tipos de máscaras que você pode usar. A máscara errada pode realmente fechar os poros ou corroer a camada protetora da pele.
Melhor uso máscara de argila ou máscaras de argila, pois são mais eficazes para limpar poros obstruídos. máscara de argila Também é capaz de absorver o excesso de óleo sem irritar a pele.
9. Evite produtos que contenham álcool
Antes de usar qualquer produto para a pele, não se esqueça de ler os ingredientes no rótulo do produto. Se você encontrar teor de álcool no produto que escolher, mude imediatamente para outro produto.
Os produtos de tratamento que contêm álcool atraem a água das células da pele para que a pele fique mais seca. As glândulas sebáceas respondem a isso produzindo mais óleo para restaurar a umidade da pele.
Isso certamente agravará o seu problema de pele mista. Portanto, certifique-se de sempre ler o rótulo de cada produto de cuidado que você usa, sejam eles limpadores faciais, toner, bem como outros produtos.
10. Protege a pele com vitamina A
A vitamina A é um poderoso antioxidante que pode neutralizar os radicais livres nas células da pele. Esta vitamina também pode inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne e estimular a renovação das células da pele para prevenir o envelhecimento prematuro.
Portanto, certifique-se de que o produto que você escolher contém uma certa quantidade de vitamina A para que a pele fique protegida. Para tornar sua pesquisa mais fácil, a vitamina A geralmente é listada como retinol ou tretinoína nos rótulos dos produtos cuidados com a pele.
Como outros tipos de pele, a pele mista não escapa de uma série de problemas. Esse tipo de pele geralmente tem tendência a cravos e acne, mas também pode ser seca e escamosa em certas áreas.
A chave para os cuidados da pele combinados é o uso de produtos adequados a cada área da pele. Sempre preste atenção aos rótulos das embalagens dos produtos que utiliza e observe as reações que ocorrem após o uso regular.