Entorses ou distensões são lesões que ocorrem no tecido que conecta os ossos e as articulações. As entorses ocorrem com mais frequência no tornozelo. No entanto, as entorses também podem ocorrer no joelho ou na mão. Essa condição geralmente é caracterizada por dor, inchaço, hematomas e diminuição da capacidade de se mover. Confira as várias opções para entorses ou entorses e como lidar com eles na análise a seguir.
Remédios para tratar entorses
Basicamente, não existe uma cura específica para as entorses sozinho. No entanto, existem vários analgésicos que podem ser usados para tratar dores musculares que podem resultar de uma entorse.
Normalmente, os medicamentos usados para tratar entorses estão incluídos na classe de antiinflamatórios não esteróides (AINEs), incluindo ibuprofeno e naproxeno. Ambos os tipos de medicamentos podem ajudar a aliviar dores ou sofrimentos, superar a inflamação e o inchaço que ocorre devido a entorses.
Existem também outros analgésicos que também podem ser usados para tratar entorses, nomeadamente o paracetamol. (paracetamol). Tal como acontece com os AINEs, o paracetamol também pode ser usado como um analgésico.
No entanto, ao contrário do ibuprofeno e naproxeno, o paracetamol não pode reduzir o inchaço ou a inflamação. Se você quiser usar analgésicos para a entorse, siga as instruções de uso, como usar a dose certa. Você pode comprar esses medicamentos gratuitamente na farmácia mais próxima.
Além de tomar remédios, como tratar as entorses em casa?
Uma vez que as entorses muitas vezes podem ser tratadas independentemente em casa, existem outras maneiras de tratar as entorses além do uso de medicamentos. Existem várias maneiras de lidar com entorses em casa:
1. Descanse a parte torcida
Em primeiro lugar, evite todas as atividades que tenham o potencial de piorar a dor muscular causada pela entorse. Se a entorse que você sentir está piorando, use dispositivos auxiliares, se necessário.
No entanto, mesmo que você não tome remédio para entorses e precise descansar essa parte do corpo torcida, isso não significa que você não deva movê-la. A razão é que, se os músculos não forem movidos por um longo tempo, com o tempo você poderá sofrer atrofia muscular.
Na verdade, se os músculos ainda puderem ser movidos mesmo que doa um pouco, tente movê-los lentamente para que as articulações e os músculos não fiquem muito rígidos. Mesmo assim, ao se exercitar, não envolva primeiro a parte que está doendo.
2. Compressa fria com gelo
Quando você tem uma entorse, em vez de usar remédios, você também pode aplicar gelo na área dolorida. Faça isso por 15-20 minutos a cada 2-3 horas. Continue fazendo essa rotina por 1-2 dias.
Como fazer essa compactação não é muito complicado. Você pode simplesmente embrulhar alguns cubos de gelo em um pano ou toalha e aplicá-los na área torcida. Esta bolsa de gelo tem como objetivo reduzir a dor, o inchaço e a inflamação no músculo lesionado.
Além disso, essa compressa também tem o objetivo de retardar a ocorrência de sangramento caso ocorra uma ruptura. No entanto, se a área do corpo que recebe esse gelo ficar branca, pare de comprimir. O motivo é que isso indica a ocorrência de congelamento ou Queimadura por frio. Leve imediatamente ao médico se isso acontecer.
3. Use um curativo
Se você preferir não tomar remédios para entorse, tente envolver a área torcida com um curativo. De acordo com a Clínica Mayo, usar um curativo durante uma entorse pode ajudar a reduzir o inchaço.
Mas lembre-se, não enrole a área torcida com muita força. A razão é que ele pode inibir a circulação sanguínea, o que não é bom para o seu estado de saúde.
Ao fazer curativos na área lesada, não comece pela área inchada. Em seguida, afrouxe a bandagem elástica se a dor piorar, a dormência ou o músculo lesionado inchar ainda mais.
4. Levante a parte que dói
Para ajudar a aliviar o inchaço, durante as primeiras 48 horas de uma torção, eleve a parte do corpo torcida mais alto do que o coração ao se deitar.
Isso é feito para que a força da gravidade possa ajudar a reduzir o inchaço que ocorre. Por exemplo, se você torcer o tornozelo, levante-o mais alto do que a posição do corpo.
Quando ir ao médico?
Embora as entorses possam ser tratadas com medicamentos ou autocuidado em casa, existem algumas condições que exigem que você vá ao médico quando houver uma entorse. Por exemplo, se seus sintomas estão piorando.
Você deve consultar um médico imediatamente para que possa ser ajudado a superar a condição de entorse que está ocorrendo. Alguns dos sintomas que surgem a seguir podem indicar uma fratura ou ocorrer outro distúrbio, após uma entorse:
- Ouve-se um som de "rangido" ou o que é clinicamente conhecido como crepitação na área da entorse.
- Incapaz de mover uma articulação ou membro torcido.
- Entorpecido.
- As lesões não melhoram após a automedicação. A dor e o inchaço pioram.
- Há febre, além de inchaço e dor.
Antes de determinar o medicamento ou tratamento certo para sua condição, seu médico pode primeiro fazer um diagnóstico. O diagnóstico da parte do corpo torcida pode ser feito por meio de raios-X ou ressonância magnética para fazer um diagnóstico adicional.
Depois de compreender a gravidade da lesão muscular ou entorse que está ocorrendo, seu médico pode prescrever o tratamento ou medicação apropriada. Em um nível que é grave o suficiente, seu médico pode recomendar que você se submeta a uma cirurgia que pode tratar a lesão.