Causa espirros frequentes, mesmo se você não estiver com gripe |

Coriza e coceira no nariz e espirros constantes são geralmente sinais de que você está com gripe. No entanto, por que você ainda espirra com frequência, embora seu corpo esteja em forma? Acontece que, além da gripe, existem vários problemas de saúde caracterizados pela limpeza constante. Quais são as causas dos espirros contínuos, mesmo que seu corpo esteja bem? Siga a explicação completa neste artigo.

O que causa espirros?

Espirrar é uma forma de defesa do corpo contra objetos estranhos que entram no nariz e no sistema respiratório.

Além de oxigênio, o ar circundante também contém partículas estranhas, como poeira, poluição, alérgenos, bactérias e vírus.

O nariz funciona como um controlador de tráfego, onde os minúsculos pêlos filtram todos os tipos de objetos estranhos e os prendem com muco.

Depois disso, esses fios de cabelo vão enviar sinais ao cérebro para desencadear a sensação de coceira. Em seguida, ocorre uma reação de espirro para remover o objeto estranho e limpar-se.

Os espirros também podem ocorrer como resultado da resposta do sistema imunológico a outras substâncias ingeridas pela boca.

A causa dos espirros frequentes, embora não seja a gripe

Pela explicação acima, pode-se perceber que na verdade a causa dos espirros nem sempre está relacionada à gripe.

Pode haver outras condições de saúde que estão por trás do surgimento dos espirros, que vão desde alergias à exposição a certas substâncias, como alimentos.

A seguir está uma explicação completa das causas dos espirros frequentes, além da gripe:

1. Reação alérgica

Se você não está gripado, mas tem espirrado muito recentemente, pode ser devido a uma reação alérgica.

Os gatilhos de alergia mais comuns que causam espirros são pêlos de animais, alergias alimentares (nozes, mariscos, peixes, ovos, leite), alergia a poeira e ácaros.

O espirro causado por alergias é denominado rinite alérgica.

Essa condição ocorre quando o sistema imunológico do corpo reage à exposição a certas substâncias, que na verdade são inofensivas, mas o corpo percebe como uma ameaça.

Como resultado, o nariz vai inchar e produzir muco ou muco em excesso como uma reação.

Além de espirros frequentes, as reações alérgicas também costumam ser seguidas por outros sintomas, como coriza, congestão nasal e coceira no nariz.

2. Mudança drástica de temperatura

Mudanças drásticas na temperatura também podem ser a causa dos espirros constantes.

Ao sair da área com ar-condicionado e entrar em uma sala mais quente, você pode espirrar incessantemente a menos de um metro de distância.

Isso acontece porque o nariz ainda está se adaptando ao ar do novo ambiente.

O nariz basicamente funciona para umidificar o ar seco que respiramos o dia todo em uma sala com ar condicionado para o bem dos pulmões e da garganta.

Esses dois órgãos não são capazes de receber o ar seco de maneira adequada.

Depois de mudar para um local mais úmido, como ao ar livre, você espirrará como uma tentativa do nariz de se ajustar à nova temperatura, mantendo a garganta e os pulmões hidratados.

Normalmente, o espirro passa após um ou dois minutos.

3. Inalar fumaça de cigarro

Os cigarros não têm apenas um impacto negativo nos pulmões, mas também em outros órgãos do corpo, como o nariz. Ficar perto da fumaça do cigarro também pode fazer você espirrar muito.

A fumaça do cigarro contém milhares de produtos químicos que podem irritar o nariz, os olhos e até os pulmões. Além de espirrar, algumas pessoas que são sensíveis à fumaça do cigarro geralmente também podem começar a tossir.

De acordo com o site Massachusetts Eye and Ear, os produtos químicos dos cigarros, como o cianeto de hidrogênio e a amônia, correm o risco de danificar os pelos finos do nariz.

Se esses fios de cabelo finos não funcionarem adequadamente, haverá um acúmulo de muco nas passagens nasais. Como resultado, você pode espirrar constantemente.

4. Cheire especiarias ou comida

Os espirros costumam ocorrer quando você sente o cheiro de um tempero ou quando abre um pacote de temperos, especialmente pimenta. A pimenta pode ser a causa de seus espirros constantes se o pó for inalado pelo nariz.

Isso ocorre porque a pimenta contém uma substância chamada piperina. A piperina tem potencial para ser irritante quando entra no nariz.

A sua natureza irritante faz com que os nervos das membranas mucosas do nariz reajam à piperina.

Bem, uma reação que ocorrerá na forma de espirros. Essa reação é semelhante à que ocorre durante uma alergia, em que o nariz tenta "repelir" o irritante que entra nele espirrando.

Dicas para evitar espirros frequentes

Além de manter seu corpo saudável para não pegar um resfriado, as dicas a seguir também podem ajudá-lo a evitar espirros quando não estiver com gripe.

  • Mantenha a casa limpa de poeira e ácaros. Limpe a casa com diligência, seja com aspirador de pó ou com pano úmido. Não se esqueça de usar máscara para limpar a casa. Reduzir o uso de tapetes também pode reduzir a reprodução de ácaros em sua casa.
  • Se você é alérgico a pêlos de animais, deve evitar manter animais que tenham pelos. Você pode mudar para a criação de animais aquáticos, como peixes ou tartarugas.
  • Use uma máscara ao viajar para fora. A máscara o protegerá de vapores de veículos e fumaça de segunda mão. Se você está perto de fumantes, é melhor ficar longe desse ambiente.
  • Se espirrar com especiarias, certifique-se de abrir a embalagem do alimento ou condimento com uma tesoura e manter o rosto afastado ao abri-la. No caso de alergias alimentares, você saberá a qual alimento é alérgico após consultar seu médico. O seu médico irá aconselhá-lo sobre como tratar alergias e espirros.