Modelos de fratura: procedimentos e termos de tratamento

Uma forma de tratamento para fraturas ou fraturas é a instalação de um molde. Porém, você sabe o que é gesso e quais são os procedimentos para sua instalação e tratamento de pessoas com fraturas ou fraturas? Aqui estão as informações completas para você.

Definição e benefícios do gesso

Um gesso é um dispositivo médico usado para proteger e apoiar ossos ou articulações quebrados ou feridos. Este dispositivo é colocado na área do corpo onde o osso é fraturado por um ortopedista, um médico especialista em tratamento ósseo.

A vantagem do gesso é que ele ajuda a segurar e manter as pontas do osso quebrado na posição correta e evita que a área ao redor se mova durante o processo de cicatrização. Esses dispositivos também ajudam a prevenir ou diminuir as contrações musculares e evitar que a área fraturada se mova, especialmente após a cirurgia de fratura.

Além disso, a instalação de um gesso também pode reduzir os sintomas de fraturas em quem sofre, como a dor.

Tipos de moldes comumente usados

Basicamente, um gesso é uma bandagem grande e dura feita especificamente para o formato do corpo que apresenta ossos quebrados, como pés, mãos ou outras áreas do corpo. Este dispositivo tem duas camadas, nomeadamente uma camada macia que se encontra no interior ou aderida à pele e uma camada dura no exterior que protege os ossos.

O revestimento interno é geralmente feito de algodão ou outro material sintético para fornecer amortecimento ao redor da área óssea. No entanto, essa camada interna às vezes também usa um revestimento especial à prova d'água, que permite que os pacientes, especialmente as crianças, molhem o gesso. No entanto, este gesso à prova d'água só pode ser usado quando a área lesada não está mais inchada e não pode ser usado após a cirurgia.

Enquanto isso, a camada externa da bandagem pode ser feita de gesso ou fibra de vidro. O uso de bandagens de gesso ou fibra de vidro têm suas respectivas vantagens. A vantagem do gesso sobre o gesso é que é mais barato e mais fácil de moldar ou modelar do que o gesso fibra de vidro. Quanto às vantagens do gesso de fibra de vidro é:

  • Mais leve.
  • Mais durável.
  • A estrutura é porosa, permitindo assim que o ar entre e saia do molde.
  • Os raios X podem penetrar fibra de vidro melhor do que o gesso, tornando mais fácil para o médico radiografar novamente o osso fraturado durante o processo de cicatrização.
  • Várias cores, padrões e desenhos, enquanto o gesso é apenas branco.

Além do material, a forma do molde pode variar dependendo da localização do osso quebrado. Por exemplo, um gesso para um pulso quebrado usa a forma elenco de braço curto que está preso abaixo do cotovelo em direção à mão, ou quebrou a perna usando o formulário elenco de perna curta abaixo do joelho até o pé.

Quanto às fraturas de quadril, você pode usar os seguintes tipos: gesso de quadril perna longa bilateral ajustado do peito às pernas, ou outras formas. Consulte seu médico sobre o tipo de gesso adequado para sua condição.

Fraturas que requerem gesso

O gesso é o tipo de tratamento não cirúrgico mais comumente usado para fraturas. Porém, esse tipo de tratamento para a estrutura óssea, também é frequentemente utilizado após a cirurgia para colocar uma caneta na área do osso fraturado, para evitar a contração muscular e movimentação do membro.

No entanto, nem todos os tipos de fraturas podem usar um gesso para ajudar no processo de cicatrização. Geralmente, este dispositivo não é usado em fraturas de costelas e de clavícula.

Além disso, a área da fratura que apresenta inchaço não pode receber este curativo. O motivo é que um gesso muito apertado pode reduzir a circulação sanguínea na área da fratura. Além disso, este dispositivo também geralmente não é necessário em condições de fraturas leves ou não graves.

Preparação antes de colocar um molde para uma fratura

Na verdade, não há nenhuma preparação especial feita antes de colocar um gesso em sua parte do corpo. Seu médico só pode solicitar exames de imagem, como raios-X, para diagnosticar a fratura e descobrir que tipo de fratura você tem.

O médico também se certificará de que a parte lesionada do corpo e a fratura não estejam mais inchadas. Se ainda estiver inchado, a área do osso quebrado será colocada primeiro com uma tala. Um novo gesso será colocado após o desaparecimento do inchaço.

O procedimento para colocar um gesso em um paciente com fratura

Antes de aplicar uma bandagem gessada, o médico primeiro alinhará ou endireitará as fraturas para que cicatrizem na posição correta.

Quando o médico endireita o osso de fora da área lesada, isso é chamado de redução fechada. Isso é feito pressionando os fragmentos ósseos na posição adequada e geralmente requer analgésicos e sedativos durante o procedimento.

Já no tipo de fratura mais complicada ou grave, o processo de endireitamento do osso geralmente é realizado por meio de procedimento cirúrgico, também conhecido como redução aberta. Depois de verificar se o osso está na posição correta, o novo médico começará a colocar um molde no local do osso.

Reportando do Kids Health, colocar um gesso para uma fratura é um processo relativamente simples. Primeiro, o médico vai colocar primeiro uma meia, que é um curativo leve e elástico, na parte do corpo que está fraturada.

Em segundo lugar, uma camada de acolchoamento de algodão ou outro material macio cobrirá a parte do corpo para proteger melhor a pele. Essas almofadas também fornecem pressão elástica para auxiliar no processo de consolidação óssea.

Terceiro, o médico envolverá a parte do corpo com uma camada externa de gesso ou gesso fibra de vidro. Esta camada externa pode parecer úmida, mas o material começará a secar em cerca de 10-15 minutos e irá endurecer em 1-2 dias. Durante este período, você precisará ter mais cuidado, pois o gesso pode rachar ou rachar à medida que começa a endurecer.

Por fim, os médicos às vezes fazem pequenas incisões sobre a camada externa da bandagem para que haja espaço para ocorrer inchaço.

Tratamento pós-moldagem para fraturas

O uso de gesso em certas partes do corpo, como pés ou mãos, pode deixá-lo desconfortável em suas atividades. Essa condição é mais pronunciada nos primeiros dias quando você o usa. A razão é que seu corpo ainda não está acostumado com a presença desses dispositivos.

Portanto, você precisa se adaptar ou se acostumar ao usar este dispositivo. Pergunte ao seu médico quando você pode começar a se exercitar depois de colocar o curativo. Se necessário, você pode usar dispositivos auxiliares que o ajudam a realizar atividades normais, como fundas, bengalas e assim por diante.

Consulte o seu médico se você precisa usar essas ferramentas ou não e como usá-las corretamente.

Reduza o inchaço no início da instalação

Nos primeiros 2-3 dias de uso do gesso, freqüentemente ocorrem dor e inchaço devido ao curativo apertado. Para superar isso, seu médico pode prescrever analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno.

No entanto, também existem várias outras maneiras que você pode usar para tratar o inchaço. Veja como reduzir o inchaço ao usar um gesso:

  • Deite-se e levante a parte inchada do corpo mais alto que o coração. Use um travesseiro ou outra ferramenta para apoiar a parte do corpo.
  • Comprima ou aplique gelo no molde. No entanto, o gelo deve ser colocado em um saco plástico de gelo para manter o curativo seco.
  • Afaste lentamente o dedo do pé ou do pé da parte do corpo ferida e inchada, mas com frequência.

Os moldes podem ser expostos à água?

Na verdade, depende do tipo de elenco. Se o gesso colocado em seu corpo for feito de fibra de vidro à prova d'água (à prova d'água), então não importa se ele for exposto à água.

No entanto, você deve cobrir o gesso com plástico durante o banho se o curativo for feito de gesso. O motivo é que uma bandagem de gesso úmido pode causar irritação e infecção de pele. Enquanto isso, se a bandagem de gesso que você está usando já estiver úmida, deve-se secá-la imediatamente com um secador de cabelo.

Não se esqueça de perguntar ao médico se o gesso que você está usando pode ser exposto à água ou não.

Dicas de cuidados com o elenco que você precisa aplicar

Para que o osso cicatrize adequadamente, você precisa se certificar de que o gesso que está usando está em boas condições e condições. Além dos métodos acima, aqui estão algumas dicas sobre como cuidar do gesso que você também precisa aplicar:

  • Verifique regularmente o gesso quanto a rachaduras ou danos.
  • Se coçar, não arranhe a pele sob a bandagem inserindo um objeto pontiagudo, pois isso pode causar infecção.
  • É melhor usar um secador de cabelo em local frio para soprar ar sob a bandagem da fratura.
  • Não aplique pó ou loção nele.
  • Cubra esta bandagem com plástico enquanto come para evitar derramar comida ou bebida sobre ela.
  • Evite levantar pesos pesados ​​ou aplicar pressão a este dispositivo de fratura.
  • Mantenha o gesso limpo e evite sujar.
  • Não corte, lixe, quebre ou esmague quaisquer áreas ásperas ao redor das bordas desta bandagem para fratura antes de consultar o seu médico.
  • Não tente mudar de posição ou retirar-se.

Além disso, você também precisa entrar em contato com seu médico imediatamente se sentir certos sintomas ou notar qualquer diferença no gesso, como:

  • Sinta o cheiro ruim de dentro da bandagem. Isso pode ser um sinal de crescimento de fungos na área da pele devido ao suor e à umidade interna, o que pode levar à infecção.
  • Há uma rachadura no curativo da fratura.
  • Inchaço que não desaparece.
  • Dor que está aumentando e é contínua.
  • Febre.
  • Tremendo.
  • Entorpecimento ou formigamento.
  • Incapaz de mover os dedos das mãos ou dos pés.
  • O gesso está molhado ou sujo.
  • Há uma ferida na área da pele abaixo dela.

Quando o gesso precisa ser removido?

Isso depende da condição de cada paciente. Se os ossos se reunirem e você se sentir forte o suficiente para realizar as atividades diárias sem gesso, o médico irá removê-los.

Geralmente, os ossos são declarados fundidos e cicatrizados em algumas semanas a meses. Em crianças, o uso desse curativo pode durar de 4 a 10 semanas, mas em adultos pode durar mais. A razão é que as crianças que sofrem fraturas tendem a cicatrizar mais rápido do que os adultos.

Além disso, o gesso pode ser removido se você sentir algum dos sintomas mencionados acima, como dor constante, dificuldade em mover os dedos das mãos ou dos pés, problemas de pele e assim por diante. Se sentir isso, você deve consultar imediatamente um médico que trate de você.

Como os médicos removem o gesso?

O médico removerá o gesso com uma serra especial que é segura e não removerá a pele por baixo. Esta serra tem uma ponta arredondada que vibra de um lado para o outro. Esta vibração é forte o suficiente para esmagar gesso ou fibra de vidro No seu corpo.

A bandagem é então removida e removida. Em seguida, o médico usará uma tesoura para cortar a almofada protetora e a meia dentro.

Depois de removida, a área da pele fraturada pode ter uma aparência diferente. Sua pele pode parecer pálida, seca ou escamosa, os pelos da pele ficarão mais escuros e os músculos ao redor parecerão mais finos.

No entanto, não se preocupe. Essa condição é temporária e pode melhorar com exercícios especiais por meio de fisioterapia ou fisioterapia para fraturas. Converse com seu médico sobre a terapia que você precisa seguir.